Aprendizado na primeira infância

O universo novo que envolve a maternidade é cheio de descobertas, e a primeira infância é uma delas. Afinal, o que é primeira infância e qual a importância do aprendizado nessa fase da vida?

Bem, primeira infância é a fase que corresponde até os seis anos de vida. É nos primeiros anos de vida que ocorre a principal fase do desenvolvimento físico e mental de todas as pessoas. Noções de lógica e de cognição que serão responsáveis pelo aprendizado futuro, por exemplo, acontecem na educação infantil.

Primeira Infância

Seja em casa, na escola ou no parque, uma coisa é certa: o aprendizado está em constante acontecimento. Por isso, torna-se tão importante a qualidade dos ambientes, para que a criança possa desenvolver plenamente a sua capacidade de aprender e se desenvolver.

Comunicação

A fala é a base da comunicação humana e deve ser incentivada na primeira infância. A tendência das crianças, quando notam que conseguem algo sem precisar falar, é a de repetirem o ato. Por isso, é interessante fazer com que desenvolvam a capacidade da fala não atendendo prontamente os pedidos feitos por meio de sinais.

Criatividade

Na primeira infância a atividade lúdica permite que a criança tenha liberdade para deixar a imaginação fluir. Então, atividades como desenhos, pinturas, projetos manuais e teatro são caminhos para que a criatividade aflore cada vez mais. O aprender fica inserido nesse contexto, é aquilo que conhecemos como “aprender brincando”.

Autoconfiança

Parte importante ligada ao processo de aprender está ligada à confiança que a criança passa a ter em si. Se a cada atividade que ela faz, algum adulto interferir dizendo que aquilo é feito de forma errada, a criança não ganhará confiança o suficiente para fazer sozinha e tende a não aprender e ficar cada vez mais dependente. O ideal é incentivá-la e auxiliá-la apenas quando ela pedir.

Pensamento crítico

Desenvolvido aos poucos, o pensamento crítico permite que a criança consiga avaliar as coisas ao redor. Instigar o raciocínio, gerar troca de opiniões, argumentações e defesa de ponto de vista, tudo isso faz parte da construção desse pensamento crítico.

Aprendizado

A participação dos pais é essencial para o desenvolvimento da criança. Fazer parte do universo, das brincadeiras, do mundo lúdico dessa primeira infância contribui para que o desenvolvimento seja mais efetivo e suave ao mesmo tempo. É saudável que você sente no chão e brinque com o seu filho de blocos, por exemplo. Vocês podem construir todo um universo e, juntos, decidirem qual o melhor caminho a seguir. Por fim, todo esse aprendizado passa a ser uma grande troca.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *