Diferença entre alergia e intolerância

Atualmente escutamos muito falar sobre alergia e intolerância alimentar. A lactose, inclusive, lidera a fila dos atuais vilões, principalmente entre as crianças. Mas, apesar de os sintomas serem parecidos no caso de intolerância e de alergia, cada um demanda cuidados específicos. Então, nada como entender do que se trata, saber as diferenças para poder identificar cada caso e assim conseguir ter uma vida mais tranquila.

Alergia e intolerância:

Na alergia alimentar, as proteínas específicas de um alimento são vistas pelo organismo como inimigas e ele envia células de defesa para barrá-las, com isso, o corpo acaba por ser agredido.

A alergia pode envolver todos os órgãos, mas as reações mais comuns, após consumir o alimento que a cause: lábios e olhos inchados, coceira, tosse, falta de ar e diarreia. Nos piores casos pode surgir o choque anafilático.

Os alimentos que comumente causam alergia são

Peixes, frutos do mar, ovo, trigo, soja, amendoim, castanhas, leite e seus derivados e gergelim.

No geral, a alergia surge na infância e, principalmente, antes dos cinco anos, existe a chance de desaparecer, já que o sistema imune da criança está em desenvolvimento. Porém, em adultos, não existe muita chance de contornar a situação e, provavelmente, o alimento vai ter que ser retirado da dieta.

Já a intolerância é causada pela carência de uma enzima que processaria determinado nutriente. No caso dos intolerantes à lactose, por exemplo, existe a deficiência de lactase, o que faz com que a lactose não seja digerida, atraindo água para o intestino e causando diarreia.

O tempo da reação varia muito de pessoa para pessoa e pode demorar horas e até dias para aparecer. Normalmente, os intolerantes sentem enjoo, dor de barriga e gases, já que os sintomas costumam ficar restritos ao aparelho digestório.

Os alimentos que mais causam intolerância são

Leite e derivados, grãos com glúten, banana, frutas cítricas, carnes processadas e produtos com corantes.

A intolerância pode aparecer em qualquer fase da vida e o tratamento, normalmente, é feito com uma dose da enzima que falta.

Identificar e tratar:

Para detectar e ter certeza se está lidando com uma intolerância ou com uma alergia alimentar é sempre importante consultar um médico que irá direcionar os exames e tratamentos a serem feitos.

A recomendação é ficar sempre de olho no que coloca no prato e se surge alguma reação. Caso isso aconteça, não deixe de procurar o médico de sua confiança. Quanto mais cedo o problema for identificado, mais rápido será tratado e conseguirá mais qualidade de vida.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *