No universo de descobertas que chega junto com a maternidade, encontramos uma nova forma de aprendizado: o brincar. O aprendizado das crianças durante a primeira infância está diretamente ligado aos estímulos que ela recebe: quanto mais variados e próprios para aquela fase, maiores são as possibilidades de desenvolvimento e as brincadeiras são ferramentas essenciais para o desenvolvimento infantil.
O primeiro ano da criança é repleto de descobertas e conquistas psicomotoras: rolar, sentar, engatinhar e andar. E é brincando que ela recebe grande parte dos estímulos necessários para que isso tudo possa acontecer.
Os blocos de montar são brinquedos antigos que sobrevivem ao tempo e às novas tecnologias. Eles ajudam a desenvolver diversas habilidades cognitivas e sociais nas crianças.
Blocos de montar
A partir do momento que o bebê começa a sentar, os blocos de montar assumem um papel importante para o desenvolvimento dos pequenos.
A instituição americana “Associação Nacional de Educação de Crianças Pequenas” elaborou uma lista com 10 coisas que as crianças aprendem ao brincar com blocos:
1- Resolução de problemas
Às vezes de forma intencional: “Quero construir X. Como posso fazer isso?” Outras vezes é durante a brincadeira: “Para ir mais longe e adicionar um lado, o que eu posso usar?”
2- Imaginação
As crianças podem seguir o seu próprio plano, ou compartilhar a visão de um amigo e trabalhar juntos para criar algo nunca antes imaginado.
3- Autoexpressão
Os blocos oferecem muitas maneiras de se expressar para as crianças que estão aprendendo duas línguas e demonstrar o que estão aprendendo por intermédio dos idiomas.
4- Matemática
Conceitos e habilidades importantes são praticados e fortalecidos por meio dos blocos, incluindo o comprimento, a medida, a comparação, o número, a estimativa, a simetria e o balanço.
5- Continuidade e permanência
Os blocos permitem trabalhar o sentido espacial e as habilidades motoras, podendo ser uma brincadeira individual ou em equipe.
6- Criatividade
Blocos e outras peças soltas podem ser livremente movidos pelas crianças, para serem combinados e recombinados em inúmeras maneiras.
7- Ciência
Os blocos oferecem oportunidades para testar hipóteses e construir um pensamento científico.
8- Autoestima
As crianças descobrem que têm ideias e que elas podem trazê-las à vida por meio da criação, transformação, demolição e recriação de algo único.
9- Crescimento social e emocional
Os blocos ajudam as crianças a aprender a se revezar e compartilhar materiais, desenvolver novas amizades, tornar-se autossuficientes, aumentar o tempo de concentração, cooperar com os outros, e desenvolver a autoestima.
10- Desenvolvimento em todas as áreas
Brincar com blocos requer habilidades motoras finas e grossas. Os blocos aumentam a capacidade de resolução de problemas, competências matemáticas e habilidades de linguagem e alfabetização. Além disso, construir aumenta a autoestima e o sentimento de sucesso.
Brincar! Essa é a melhor, e mais divertida, maneira de aprender!