8 jogos para estimular a mente e o corpo da criançada

Quantas vezes você já ouviu a frase: aprender brincando? E ela faz todo sentido: uma das primeiras atividades humanas é o brincar que, de maneira lúdica, ensina e ajuda no desenvolvimento emocional, físico, mental e social, além de estimular a criatividade dos pequenos.

Jogos para estimular a mente e o corpo

É na infância que desenvolvemos uma série de aprendizados que levamos para a nossa vida, começamos a experimentar possibilidades, adquirimos a noção espacial e atribuímos sentidos aos objetos e às pessoas com as quais interagimos. E, nada como alguns jogos para divertir e estimular tudo isso ao mesmo tempo.

1- Jogo da velha

Um jogo que acompanha gerações. É ótimo para desenvolver o raciocínio lógico, a competição saudável e a interação. Por ser bem simples, você só precisa de papel e lápis, é perfeito para ser jogado naquele dia chuvoso, quando ficamos meio sem saber o que fazer.

2- Quebra-cabeça

Por exigir atenção e concentração, é um ótimo aliado para o estímulo mental da criançada. São muitos os tipos de quebra-cabeça e com quantidade de peças variadas, os desenhos formados são encantadores para as crianças, assim como o desafio de montá-los.

3- Brincadeira do tato

Ótima para desenvolver a percepção de sensações e estimular a criatividade, a brincadeira é bem simples: adivinhar, com os olhos vendados, qual o objeto que está em suas mãos.

4- Qual é a música

Normalmente, crianças adoram músicas e unir isso a um jogo, é garantia de sucesso com os pequenos. O jogo estimula a percepção de sons diferentes e o vocabulário. Basta escolher algumas músicas, colocá-las para tocar e deixar que a criança adivinhe qual é.

5- Corrida do saci

Correr em um pé só, certamente vai render boas risadas. A brincadeira estimula o desenvolvimento físico, a interação social, a coordenação motora, o equilíbrio e a velocidade.

6- Blocos de montar

Abrange, praticamente, todas as idades e estimula a coordenação motora, o desenvolvimento cognitivo e a criatividade. A criança deverá encaixar as peças e montar o que quiser! Você pode, junto com ela, construir toda uma cidade e criar histórias lindas.

7- Twister

O jogo exige coordenação do corpo todo, além de estratégia e interação. Os participantes precisam atender aos comandos e posicionar a sua mão ou pé em um dos círculos de um tabuleiro gigante colocado no chão.

8- Jogo da memória

Exercita a memória e a concentração. As crianças devem se fixar em uma série de cartas com desenhos que deixarão de ver por alguns segundos. Devem, posteriormente, recordar que posição estavam as imagens repetidas por pares.

Todas essas brincadeiras podem ser feitas dentro de casa, o que é uma grande vantagem nos dias chuvosos, por exemplo. As crianças vão brincar muito, se divertir e aprender.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *