A música no desenvolvimento infantil

Nos primeiros meses de gestação, as estruturas auditivas já estão formadas. A primeira trilha sonora da vida de uma criança é o ritmo do batimento cardíaco da mãe. De fato, a audição tem grande importância no desenvolvimento cognitivo, já que por meio da audição, a criança começa a perceber o mundo, aprender a falar e identificar uma série de coisas.

A música entra na vida de algumas crianças já durante a gestação: muitas mães relatam sobre movimentos e respostas de seus bebês a estímulos sonoros específicos, como vozes de algumas pessoas ou músicas que colocam para tocar.

No livro “Música na Educação Infantil”, escrito por Teca Alencar de Brito, a autora destaca que a criança faz música brincando, aprende todo o gestual que envolve tocar instrumentos e passa a criar uma relação afetiva com a música.

Música e desenvolvimento infantil

A música melhora a sensibilidade das crianças, a capacidade de concentração e a memória. Tais reflexos são sentidos na alfabetização e no raciocínio matemático, isso porque, com a música são estimuladas áreas do cérebro que não são desenvolvidas naturalmente pela linguagem escrita e oral.

As canções infantis estimulam crianças em fase de alfabetização, já que as sílabas rimadas, repetitivas e, geralmente, acompanhadas de gestos, fazem com que a criança consiga entender melhor o significado de cada palavra. E, por melhorar a concentração e memória, a música facilita a aprendizagem de outros idiomas também.

A música dá segurança emocional e confiança, pois as crianças aprendem a ouvir música, imersas em uma atmosfera de apoio, cooperação e respeito mútuo.

Se partirmos para a parte de aprender a tocar um instrumento, aí os benefícios são ampliados: ensina a disciplina, organização e planejamento. Aprimora a coordenação motora, a capacidade de diferenciar sons e até a capacidade de leitura.

Expressão corporal

Ao ouvir ritmos diferentes, a criança tem a sua expressão corporal estimulada, uma vez que a tendência é tentar acompanhar os sons com o corpo. Isso contribui para o controle rítmico de movimentos corporais, aumenta a capacidade de assimilar diferentes sons e combinar movimentos.

A música apura os nossos sentidos, lida com sensibilidade, foco, criatividade e desenvolvimento de repertório. Apresenta valores culturais e auxilia a comunicação da criança com o mundo exterior e seu universo interior.

É importante dar a oportunidade para que a criança vivencie a experiência musical, aprecie sons e crie uma relação com o que escuta. Seja em casa ou no ambiente escolar, é saudável que a criança tenha a música em sua rotina.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *