Dicas para substituir dispositivos eletrônicos

Atualmente, a relação com dispositivos eletrônicos começa cada vez mais cedo. As crianças sabem manusear TVs, tablets e celulares com muito mais facilidade do que os adultos. Ao mesmo tempo que a tecnologia traz benefícios, existe uma série de questões que precisam ser cuidadosamente observadas.

De acordo com estudos feitos pela Academia Americana de Pediatria (AAP) a exposição de crianças a dispositivos eletrônicos atrapalham no desenvolvimento cerebral, na saúde e no desempenho escolar das crianças.

A AVG Technologies realizou uma pesquisa com famílias do mundo todo e revelou que:

66% das crianças, entre três e cinco anos de idade, conseguiam usar jogos de computador, 47% sabiam como usar um smartphone, mas apenas 14% eram capazes de amarrar os seus próprios sapatos. Assustador, não? Por isso, é importante pensar em alternativas que substituam tanto tempo com eletrônicos e tornem a vida das crianças mais saudável.

Dicas para substituir dispositivos eletrônicos:

A interação com as crianças é muito importante e, diante de tanta correria, algumas vezes é deixada de lado e substituída por dispositivos eletrônicos, como smartphone, tablet e TV. Essa atitude não pode ser mais importante do que interagir socialmente. Algumas brincadeiras, que fizeram parte de sua infância, podem – e devem – fazer parte da infância de seu filho e são muito mais fáceis do que você imagina.

Desenho

Uma folha de papel e lápis de colorir! É apenas disso que você precisa para entreter o seu filho e deixar que a imaginação dele possa fluir livremente. Desenhar contribui com a coordenação motora, visão, movimentos das mãos, construção das noções espaciais e outros aspectos.

Quebra-cabeça

O desafio de encaixar as peças estimula a capacidade de raciocínio, melhora a coordenação motora e ajuda a ter mais agilidade. Você pode começar com o de poucas peças e, depois, pegar um com mais peças para vocês montarem juntos. Vai ser um tempo de interação delicioso entre vocês.

Blocos de montar

Eles são atemporais. Além de estimular a criatividade, os blocos de montar, auxiliam no desenvolvimento da concentração, da coordenação motora e do raciocínio. Dessa maneira separe um tempo de seu dia para construir junto com o seu filho.

Bonecos, carrinhos, bonecas

Esse tipo de brincadeira ajuda a criança a expressar emoções que as crianças não conseguem exteriorizar verbalmente. A criança projeta a sua realidade ou o que imagina nesse tipo de brincadeira. Por isso é tão importante que um tempo seja dedicado a isso, e que você observe o seu filho brincar, assim conseguirá entender um pouco melhor como ele se sente.

Portanto tenha tempo para se conectar com o seu filho, nada pode substituir esse contato entre vocês. Participe das brincadeiras, viva um pouco do universo dele. Com certeza, isso vai fazer muito bem tanto para você quanto para ele.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *