Como lidar com as mentiras da criança?

Crianças mentem, isso é fato. Em algum momento, precisamos começar a lidar com algumas mentiras. Muitas vezes elas parecem inofensivas, mas é preciso olhar com cuidado e entender o que fazer quando isso começa a acontecer.

Como lidar com as mentiras?

Cabe aos pais ensinar a importância da honestidade para os filhos. Na maioria das vezes, pessoas em geral, usam as mentiras como artimanha para fugir de algumas situações, evitar broncas ou ter algum ganho pessoal. Diante disso, o que fazer?

Para começar, é importante assegurar que a criança entenda que não precisa das mentiras para se sentir segura e protegida, que dizer a verdade é sempre o melhor caminho e que, juntos, vocês podem e vão resolver todas as situações que aparecerem.

Em cada idade

– Entre 2 e 4 anos

Até os três anos, as crianças ainda são muito novas para punições por mentiras. O ideal nessa fase é lidar com cautela e despertar a dúvida na criança. Se, por exemplo, ela disse que foi o irmão que riscou a parede, quando você sabe que não é verdade, diga algo como: “Entendo, mas e essa sujeira de canetinha nas suas mãos?”, dessa maneira, você evita entrar em uma briga com o pequeno. Uma boa artimanha para lidar com essa fase é o universo lúdico, incluir no universo da criança livros que abordem o tema, como “Pinóquio”.

A partir dos 4 anos, como a criança passa a ter um entendimento maior, você pode conversar sobre a importância da honestidade, mas que seja uma conversa curta e proporcional a linguagem dela.

– Entre 5 e 8 anos

Uma fase com mais responsabilidades e restrições. É nesse momento que as crianças tendem a testar para ver até onde conseguem ir com as mentiras. No geral, é mais fácil de detectar, já que normalmente são mentiras ligadas com a escola, por exemplo, como o fato de dizer não ter lição de casa, quando na verdade tem. Converse abertamente com o seu filho, elogie a sua honestidade e seja sempre um bom modelo, porque é em você que ele se inspira e a tendência é de que siga os seus passos.

– Entre 9 e 12 anos

Com mais consciência de seus atos, as crianças dessa idade estão mais preocupadas com as consequências que irão sofrer, e é daí que vem a maior parte das mentiras. Tenha conversas francas com o seu filho sobre a importância da honestidade e sobre os aspectos negativos que as mentiras podem trazer.

Claro, continue a dar exemplo, afinal, mais importante do que falar é mostrar para ele que aquele é o caminho certo a seguir.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *