Realizar tarefas simples pode ajudar o seu filho a crescer

Se existe algo que teremos que lidar por toda vida é a responsabilidade. Claro, quanto mais velhos ficamos, maior ela será. Portanto, desde cedo é importante incentivar e estimular esse senso nas crianças.

Seja por intermédio de jogos, atividades ou pequenos combinados dentro de casa, elas precisam começar a entender o real sentido de serem responsáveis.

Senso de responsabilidade

Viver em comunidade exige de nós um senso de responsabilidade. Mas, o que é, de fato, responsabilidade? E, mais, como estimular em nossos filhos esse senso?

Responsabilidade é um conjunto de valores, é o que orienta o nosso comportamento, considerando as consequências de nossas ações. Para inserir isso no universo infantil, deve ser leve, gradual e coerente para cada idade.

É essencial que ajudemos os nossos filhos a serem responsáveis. Dessa maneira, eles terão êxito nas mais diversas tarefas, seja cumprindo com os seus compromissos escolares, com as tarefas estabelecidas em casa ou atingindo um bom comportamento no geral.

– Crianças responsáveis

Criança precisa de rotina, de hábitos e segurança, para o seu pleno desenvolvimento. A criança em diferentes faixas de idade é capaz de assimilar bem algumas tarefas e colocá-las em prática.

– De acordo com a idade

Pequenas tarefas cotidianas devem ser inseridas na vida dos pequenos. A partir de um combinado pré-estabelecido, a criança deve entender que tem alguns deveres.

A ideia não é fazer com que isso se torne um peso, e sim que seja algo que valorize a sua importância e suas ações. Vá mudando e aumentando as tarefas de acordo com a idade, mas lembre-se sempre de supervisionar caso a criança precise de ajuda.

– Consigo mesmo

Crianças precisam começar a entender que elas são responsáveis por tornarem seus desejos em realidade. Que para concretizar objetivos, elas vão ter que buscar e fazer acontecer. Aprender desde pequeno que distribuir o tempo é importante, para que ele concilie deveres e vontades.

Dicas para crianças aprenderem a ser responsáveis:

– Cumprir acordos

Cada vez que você combinar alguma coisa, faça a criança entender que precisa cumpri-la. É importante mostrar que os atos têm sempre uma consequência.

– Aceitar erros

Criança precisa estar segura, inclusive, para cometer erros. Você deve mostrar que está tudo bem, que ela pode errar, e que tentando novamente vai conseguir cumprir os seus objetivos.

– Valorizar

Dê valor ao que for alcançado. Cada pequena conquista é uma vitória para vocês e, ao ver isso, a tendência é que o seu filho reproduza o comportamento.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *