As dificuldades para acordar são inúmeras, não é mesmo? Aqueles famosos “só mais 5 minutinhos” fazem parte de nossa rotina matinal. E se para nós, adultos, que temos consciência de todas as responsabilidades, já é um pouco sofrido levantar, para os pequenos a tarefa de sair da cama pode ser uma verdadeira batalha.
Para te ajudar a facilitar essa rotina matinal, preparamos algumas dicas!
Acabe com a dificuldade na hora de acordar
Como tudo na maternidade, não existe uma fórmula mágica para fazer os pequenos pularem da cama, mas algumas dicas podem te ajudar bastante nessa tarefa!
– Rotina
Está aí uma palavra que é quase mágica na vida das crianças. A verdade é que os pequenos precisam disso para, inclusive, se sentirem mais seguros com relação ao que acontece em suas vidas. Para evitar as dificuldades na hora de acordar, mantenha um padrão no horário em que a criança deve deitar e acordar.
– Sono de qualidade
Dormir melhor, ter um sono de qualidade vai fazer com que o seu filho acorde melhor, com mais facilidade e mais disposto. Então, alguns hábitos como assistir TV, mexer no tablet e no smartphone antes de dormir, devem ser evitados.
– Com calma
O despertar não deve ser um momento de susto para a criança. A ideia é que você torne o momento de acordar o mais agradável possível. Para isso, você pode colocar uma música calma que a criança gosta e acordá-la com carinhos.
– Diversão
Qual criança não adora uma brincadeira? Então, proponha jogos matinais. Pode ser uma musiquinha com as coisas que ela precisa fazer, por exemplo. A intenção é deixar tudo mais leve e divertido.
– Resista aos apelos
Aqueles “só mais 5 minutinhos” que já falamos, tendem a aparecer bastante pelas manhãs, mas é importante que você resista aos apelos do pequeno, que ele entenda que aquele é o horário de acordar mesmo.
– Café da manhã
Como resistir a um belo café da manhã? Dessa maneira, separe as frutas favoritas de seu filho e aquele pãozinho que ele adora. Com tudo isso na mesa, ele vai ter um incentivo a mais para sair da cama logo cedo.
– Fins de semana
É claro que aos fins de semana todo mundo quer dormir até um pouco mais tarde e tudo bem! Mas lembre-se de manter uma rotina, porque se aos domingos, por exemplo, seu filho for dormir muito tarde, na segunda-feira o seu trabalho será dobrado para retomar a rotina.