Introduzindo doces na alimentação das crianças

Cuidar da alimentação é importante em todas as idades, mas, quando se trata dos pequenos, esse cuidado fica redobrado. Afinal, queremos que os nossos filhos sejam saudáveis e cheios de energia, e a alimentação é parte essencial disso.
Alguns alimentos como café, chocolates e doces são vetados para as crianças até certa idade. Mas qual o motivo disso? E a partir de que idade esses alimentos são liberados?

Quando introduzir doces na alimentação das crianças

É natural que crianças queiram experimentar tudo o que aparece pela frente, mas cabe a nós colocar um limite nisso, não é mesmo? Até os dois anos de idade, alguns alimentos como mel, amendoim, doces e chocolates são proibidos.

Acontece que alguns deles podem causar alergias e outros podem induzir o paladar da criança, que vai acabar por preferir determinados tipos de alimentos.

Chocolate

Rico em gordura, açúcar e cafeína, ele tende a fazer com que a criança fique mais agitada, além de poder desencadear irritabilidade e interferir no sono. Por ser muito doce, vicia o paladar da criança, então, até os dois anos, é bom manter os pequenos longe dele.

Achocolatos

Quando começamos a dar leite de vaca para as crianças, a tendência é incrementar com achocolatados. O problema é que, além de muito artificiais, eles são cheios de açúcar. Se puder evitar que elas experimentem até os dois anos, melhor!

Doces

Balas, bolos e pirulitos fazem os olhos brilharem. Dificilmente alguém consegue resistir a eles, mas é importante evitar que os pequenos experimentem.

Isso porque até os dois anos de idade toda criança tem o paladar com sabor doce, e quando introduzimos em sua dieta alimentos que são mais doces do que o leite, incentivamos a elevação do nível doce do paladar dela, o que fará preferir alimentos cada vez mais doces.

Café

Diferente dos outros alimentos, o café só deve ser apresentado para a criança a partir dos seis anos. A bebida, por ser rica em cafeína, é estimulante e, além disso, pode atrapalhar a absorção de ferro.

A partir dos seis anos, o café pode ser consumido com moderação: uma xícara por dia é o limite. O ideal é que seja descafeinado e misturado ao leite, para que o pequeno ingira menos cafeína e mais cálcio e zinco.

Por serem alimentos pouco nutritivos, podemos levar bastante tempo para apresentá-los aos pequenos. Claro, sem radicalismo: quando você achar que deve, aquele docinho de vez em quando, será bem-vindo.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *