Estabeleça a hora de brincar?

Escola, natação, inglês, ballet, futebol… ufa! São tantas as coisas que já fazem parte da agenda de uma pessoa tão pequena, que nos cansamos só de olhar. Mas e a brincadeira? Onde fica com tudo isso? Nós sabemos que crianças precisam e gostam de brincar, mas com um universo cada vez mais tecnológico e cheio de atividades, a boa e velha brincadeira é deixada de lado.

Estimular o brincar é essencial para que a criança possa se desenvolver melhor, existe muito mais por trás de uma brincadeira do que os adultos imaginam.

Brincar é importante

Nem só de atividades deve viver uma criança. É importante que ela tenha tempo para brincar e se transportar para o universo lúdico da brincadeira. Cabe aos pais desligarem a TV, o tablet e livrarem um espaço na agenda dos filhos para eles apenas brincarem.

Para mostrar como brincar é importante, listamos alguns dos aspectos positivos:

– Autoconhecimento

Entre correr, pular, abaixar, cair e levantar, a criança conhece melhor seu corpo, seu potencial e seus limites.

– Combate à obesidade

Criança que brinca não é sedentária. Brincar consome energia, gasta calorias e desenvolve a motricidade.

– Estimula o raciocínio

Desde os brinquedos de encaixar até os jogos que exigem mais táticas, todos vão ajudar a criança a desenvolver o raciocínio, estimulando-as a pensar e desenvolver estratégias.

– Desenvolvimento emocional

Brincar fortalece as relações afetivas, ajuda a criar vínculos e a lidar com frustrações. Ensina a respeitar o outro, a dividir e esperar a sua vez.

– Criatividade

Transformar blocos de montar em cidades, bonecas em filhas, criar narrativas para as brincadeiras, tudo isso faz com que a criança imagine e se torne cada vez mais criativa.

– Limites

No brincar a criança passa a ter contado, de forma mais lúdica, com regras e limites. Ela precisa respeitar as regras de um jogo, por exemplo. Assim como precisa respeitar o espaço do outro e esses são pontos que vão ajudá-la a viver em sociedade.

Brincar é uma necessidade e um direito de todas as crianças. Afinal, crianças precisam ser nada mais do que crianças. Precisam viver essa fase da vida sem tantas cobranças o tempo todo, não serem constantemente bombardeadas com tecnologia. Lembra quando você corria, pulava e brincava de esconde-esconde? Então, seu filho também precisa construir essas lembranças da infância dele, para que no futuro possa se recordar com tanto carinho quanto você se lembra das suas.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *