3 coisas que causam ansiedade na criança

Roer as unhas, insônia, dor de barriga, os sintomas de ansiedade são variados, assim como os motivos que levam a ela. Segundo a Associação Americana de Ansiedade e Depressão, uma em cada oito crianças apresenta algum distúrbio desse tipo, desde quadros mais leves até patológicos. Acontece que crescer é um grande desafio, repleto de descobertas e constantemente se lida com o desconhecido.

Os batimentos cardíacos aceleram, os músculos ficam tensos e as mãos transpiram: sinais físicos de ansiedade. Então é importante saber as causas mais comuns de ansiedade nas crianças e como lidar com elas.

Causas da ansiedade:

De acordo com a psiquiatra infantil, Ana Christina Mageste, da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o quadro de ansiedade surge a partir de uma falta de recurso para enfrentar as adversidades, e como a criança ainda não tem repertório para lidar com os acontecimentos, ela acaba sofrendo.

1. Ansiedade de separação

Uma cena comum no primeiro dia de aula é a de algumas crianças chorando de maneira inconsolável, agarrando-se firmemente aos pais e fazendo de tudo para que eles não saiam de perto. Elas não compreendem ou não aceitam a separação.

Como lidar

Converse com a criança, mostre que ela está segura e que você irá voltar sempre para encontrá-la.

2. Fobia social

Medo de falar em público, vergonha de se comunicar com outras pessoas e ser julgada. Algumas crianças são mais tímidas mesmo e isso é um traço de personalidade, mas é preciso ficar atendo quando isso começa a se tornar motivos de ansiedade.

Como lidar

Superproteger a criança é um dos motivos que leva a esse tipo de ansiedade. Ela precisa entender que é capaz.

3. Fobias específicas

Medo de andar de carro, aviões, medo de lugares fechados, de animais ou insetos. As crianças com esse tipo de fobia tendem a evitar, a todo custo, as situações que as assustam.

Como lidar

Não trate como “frescura”, a ansiedade que isso causa na criança é real. Dessa maneira reconheça e elogie suas pequenas conquistas. Apoie e suporte sempre que ela precisar.

Portanto, observe o seu filho, esteja atento ao comportamento dele, seja presente e descubra o que causa ansiedade. Ajude ele a lidar com os medos, as inseguranças e as descobertas, mostre que o desconhecido nem sempre é tão assustador e pode trazer coisas boas. Vocês podem enfrentar juntos, sempre com calma, respeitando os limites do pequeno, de forma a vencer cada um dos obstáculos.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *