Você sabe o que é lábio leporino?

Uma em cada 650 das crianças que nascem no Brasil tem o que é conhecido popularmente como lábio leporino. Mas, você sabe o que é isso?

O lábio leporino é o termo popular para fissura labiopalatal. Trata-se de uma abertura na região do lábio e/ou palato do recém-nascido, é uma divisão no lábio superior, entre a boca e o nariz, que ocorre porque as duas partes do rosto do bebê não se uniram adequadamente durante a gestação.

Nas fissuras mais comuns, o lado esquerdo e o direito do lábio não se juntam, ficando uma linha vertical aberta. Em casos mais raros, pode haver duas fissuras no palato, uma do lado direito e outra do lado esquerdo.

Esse problema na formação acontece pelo não fechamento dessas estruturas na fase embrionária, entre a 4ª e a 12ª semana de gestação.

Lábio leporino

Durante o pré-natal, no exame de ultrassonografia, o lábio leporino pode ser identificado. O problema da fissura vai além do estético: ela afeta o palato e há refluxo da alimentação do bebê pelo nariz.

Dentre as causas do lábio leporino estão:

  • fatores genéticos;
  • infecções como rubéola;
  • toxoplasmose;
  • herpes;
  • fumar;
  • ingerir bebida alcoólica ou usar drogas.

Tratamentos

Os tratamentos são essenciais e afetam diretamente a qualidade de vida da criança. Sem os procedimentos corretos, podem existir sequelas graves como: perda da audição, problemas de fala e déficit nutricional.

A boa notícia é que é possível a total recuperação da fissura, mas exige o trabalho de uma equipe multidisciplinar com: médicos, fonoaudiólogo, nutricionista e dentista. É um tratamento longo, que pode ir até a fase adulta e conta com várias cirurgias corretivas e estéticas.

Cirurgia inicial

O tratamento cirúrgico é iniciado cedo. A primeira cirurgia, que será de lábio e palato mole, já pode ser realizada aos três meses de idade da criança. No entanto, a cirurgia de palato duro, só pode ser feita a partir dos 18 meses de idade.

Uma das principais preocupações é com a alimentação da criança e, para que ela possa se alimentar melhor e não tenha refluxo do alimento pelo nariz, até a cirurgia de palato duro ser realizada, são desenvolvidas placas palatinas pré-moldadas, de fácil manejo. Além disso, os pais recebem orientação da posição correta para alimentar o bebê.

Atualmente, no Brasil, existem diversos centros que são especializados no atendimento de pacientes com lábio leporino pelo SUS. O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo – HRAC – USP, Centrinho, de Bauru, é referência nesse tipo de tratamento.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *