A importância dos brinquedos na primeira infância

Do nascimento até os seis anos de idade a criança está na primeira infância, e é nessa fase que o cérebro está mais receptivo aos novos estímulos para adquirir novas habilidades.

A criança nasce totalmente dependente do adulto, e à medida que vai crescendo interage com diversos objetos e começa, então, a se tornar cada vez mais independente.

É nessa fase que a criança passa por um processo de aprendizagem muito importante, onde se desenvolve e leva muito do que aprendeu para o resto da vida. Toda criança gosta de brincar e isso não é apenas diversão. É por intermédio do brincar que a criança consegue experimentar situações, exteriorizar o que sente e construir a sua autonomia.

Brinquedos na primeira infância

Na primeira infância o cérebro passa por grandes mudanças. Ele cresce, se desenvolve e vivencia períodos sensíveis para algumas aprendizagens.

Brincando, os pequenos observam e recriam a realidade, exploram os sentidos. Por isso, as atividades lúdicas são essenciais para o desenvolvimento social, emocional, físico e cognitivo.

Quando uma criança brinca com blocos de montar, por exemplo, ela descobre as características dos objetos que manipula, desenvolve a sua coordenação motora fina e promove a consciência de raciocínio. São os brinquedos que auxiliam as crianças a desenvolverem certas habilidades por conta própria.

Explorar, aprender, descobrir um novo universo: o brincar proporciona tudo isso para a criança durante a primeira infância. Dessa maneira outros assuntos ficam mais fáceis de serem compreendidos, graças ao aprendizado proporcionado por esse brincar.

São os brinquedos que ajudam no processo do desenvolvimento de habilidades necessárias para o aprendizado durante a primeira infância. Além disso o momento fica mais proveitoso, já que eles conseguem estabelecer pontes entre o imaginário e a realidade.

As crianças utilizam os brinquedos para recriar a realidade em que vivem, além disso, os brinquedos ensinam, desde muito cedo, sobre cuidado, responsabilidade e altruísmo.

Cada idade tem o seu tipo de brinquedo ideal, já que a criança evolui seu aprendizado e seus interesses também. É bom que os brinquedos acompanhem essa evolução para que ela se sinta interessada e queira descobrir um novo universo.

Tire um tempo de seu dia para sentar e brincar com o seu filho, faça parte do universo dele e veja como ele descobre cada coisa, isso vai aumentar a conexão entre vocês.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *