5 dicas para criar crianças mais organizadas

Brinquedos espalhados, roupas jogadas, pratos na mesa: em casa com as crianças, manter a organização é uma tarefa difícil. Os pais pedem, falam diversas vezes e, até perdem a paciência, mas é complicado fazer com que as crianças sejam organizadas. O que fazer, então?

Crianças mais organizadas

A briga entre pais e filhos para que os pequenos sejam mais organizados parece ser eterna. Em alguns momentos, somos vencidos pelo cansaço e acabamos organizando a bagunça só para não ter que tropeçar em mais um brinquedo que está jogado pela casa.

E esse é um de nossos erros ao tentarmos ensinar os pequenos a serem mais organizados, porque cada vez que nos rendemos e fazemos as tarefas que deveriam caber a eles, eles entendem que é só questão de tempo até que você tome a frente e faça tudo sozinha.

Algumas dicas podem te ajudar a manter a organização e ensinar as crianças:

– Rotina

Estabelecer uma rotina diária, com horários para brincar e horários para as tarefas, faz com que a criança entenda que precisa seguir o que foi estabelecido.

– Fazer junto

Para a criança aprender a se organizar, faça junto com ela das primeiras vezes. Mostre como se faz e que aquilo é bom para ela.

– Tarefas

A partir dos 2 anos a criança já pode ajudar em algumas tarefas e perceber que as coisas não se arrumam sozinhas. E, a partir dos 7 anos, ela pode fazer coisas sozinha, mas os pais precisam ensiná-la e incentivá-la a isso.

– Brinquedos

Cabe a criança a tarefa de guardar os próprios brinquedos. Uma alternativa para ela entender o conceito de organização é estabelecer a regra de pegar um novo brinquedo quando guardar o que não estiver mais brincando.

– Sem exageros

Cuidado para que nesse caminho de ensinar a organização, não venha a exagerar na dose. Não exija mais da criança do que ela pode dar, porque isso gera uma frustração e a sensação de que nunca conseguirá agradar os pais. Então, vá de acordo com a idade e o desenvolvimento de seu filho.

O mais importante é explicar a importância da organização para as crianças, mostrar que é uma tarefa necessária. Mostre como você faz e no que isso afeta a vida de vocês. Com exemplos, tudo fica mais fácil de entender.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *