7 dúvidas comuns no pós-parto

O puerpério é uma fase bem delicada, são muitas alterações hormonais, físicas e emocionais. Todas essas transformações, e o novo membro da família que exige total atenção, fazem com que a nova mamãe precise de apoio, inclusive, para ajudar a esclarecer as dúvidas que surgem nessa fase.

Dúvidas no pós-parto

Antes de tudo: calma, você não está sozinha. Todas as recém-mães têm milhares de dúvidas e isso é mais do que natural. Dúvidas sobre o seu corpo, sobre os cuidados com o bebê, sobre a nova relação de vocês: são tantas perguntas e todo um universo para descobrir. Aqui, nós listamos as dúvidas mais comuns, para te ajudar a passar por esse momento com mais tranquilidade:

1- Quanto tempo o leite demora para descer?

Entre o primeiro e o terceiro dia, o líquido que sai se chama colostro, que é rico em anticorpos e muito importante para o recém-nascido. O leite, em si, costuma descer entre o terceiro e o quinto dia pós-parto.

2- De quanto em quanto tempo devo amamentar?

Se você optar pela livre demanda: sempre que o seu filho quiser. Acontece que amamentação não é só para nutrição: é segurança e aconchego também, então, alguns bebês pedem o peito com mais frequência.

3- É normal sentir cólicas durante a amamentação?

Sim. Conhecida como “dor dos tortos”, é um reflexo uterino ao estímulo mamário. Essa dor tende a regredir e desaparecer com o tempo.

4- Quanto tempo depois do parto o corpo volta ao normal?

Antes de tudo lembre-se de que cada corpo é um corpo e não existe uma regra. Tudo depende do estilo de vida que levava antes de engravidar e como foi a sua gestação. Não tenha pressa de retomar o seu corpo de antes da gravidez.

5- Quando posso voltar a praticar atividade física?

Se você teve um parto vaginal, pode voltar a praticar exercícios dois meses após o parto. Mas se foi cesariana, o ideal é esperar cerca de seis meses para voltar efetivamente e, até lá, com a orientação de seu médico, pode optar por atividades mais leves.

6- Amamentar ajuda a emagrecer?

Sim. A produção de leite consome muitas calorias, o que ajuda a perder peso.

7- É comum a queda de cabelo no pós-parto?

Sim, devido a toda mudança hormonal, os cabelos também são afetados. Em geral, começam entre dois e três meses depois do parto e podem durar até seis meses.

Lembre-se que esse é um período de descobertas, de aprendizado, e que você não deve se cobrar tanto. Tenha calma, respire fundo e saiba que: sim, você consegue!

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *