Menos telas e mais brinquedos

Cada vez mais as telas tomam conta de nossas vidas e isso não é diferente com os nossos filhos. Acontece que até os brinquedos são substituídos por aparelhos tecnológicos e os olhares dos pequenos são voltados para televisões, tablets, computadores e celulares.

A Sociedade Brasileira de Pediatra (SBP) recomenda que crianças entre dois e cinco anos passem, no máximo, uma hora por dia em frente às telas. E não podemos esquecer que brincar, além de divertido, é saudável e ajuda no desenvolvimento infantil.

Mais brinquedos

Com a rotina acabamos por achar nas telas uma maneira de nos ajudar a distrair os pequenos. Mas vale lembrar que as telas trazem poucos benefícios e o brincar é essencial para as crianças.

Brinquedos, músicas e livros são bases para construir conexões cerebrais que ajudam no amadurecimento do cérebro, auxiliam a formar a personalidade e a aperfeiçoar a linguagem.

Algumas atitudes podem ser tomadas para que as crianças passem a ter menos telas e mais brinquedos.

Combinado

Faça um acordo com o seu filho. Tenha um combinado de quanto tempo por dia ele pode passar em frente às telas. Dessa maneira apresente outras opções de atividade, escolha alguns brinquedos com ele e mostre o quanto podem ser interessantes e divertidos.

Rotina diferente

Entramos em uma rotina onde as telas fazem parte de praticamente tudo. Quando estamos na sala, por exemplo, é um hábito que a TV já esteja ligada. Se vamos a um restaurante, geralmente as crianças estão brincando com tablets ou celulares.

Pense em como mudar isso, o que pode ser feito para que as telas deixem de ser o foco. Que tal levar blocos de montar para a sala? Lápis e caderno para o restaurante? Essas são algumas opções para mudar o foco e ter mais diversão.

Refeição sem telas

Aproveite o momento das refeições para conversar e apreciar a comida. Afaste-se de seu celular, pois nada melhor para os pequenos do que o exemplo dos pais.

Em síntese, a relação com o seu filho por meio das brincadeiras, leituras, dança ou música são essenciais para o desenvolvimento social e cognitivo. Aproveite a infância de seu pequeno com menos telas.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *