Até onde timidez é um problema

Algumas crianças chegam aos lugares e conversam com todo mundo, falam sem parar, interagem e brincam. Já outras, ficam grudadas com os pais, se escondem de estranhos e não falam com ninguém. Mas até onde essa timidez é um problema?

Psicólogos afirmam que a timidez não é um problema nos primeiros anos de vida: até os seis anos é um comportamento absolutamente normal.

Timidez

Se esconder entre as pernas dos pais é um hábito mais comum do que imaginamos. Os pais são as primeiras referências das crianças e é perto deles onde elas se sentem protegidas, seguras e acolhidas.

Em locais com muita gente ou com algumas pessoas que lhe são estranhas, é natural que aconteça esse ato que encaramos como timidez, mas nada além de um instinto de defesa dos pequenos.

Habilidades sociais

Até os cinco anos, as crianças estão aprendendo a desenvolver suas habilidades sociais e emocionais. Algumas crianças precisam de mais tempo do que outras, e não quer dizer que isso seja um problema.

É preciso respeitar esse tempo, se a criança não quiser cumprimentar, interagir ou brincar com alguém, não é saudável pressioná-la. A criança precisa iniciar essa relação quando se sentir preparada para isso.

Quando timidez vira problema

Os sinais de atenção aparecem quando a timidez começa a atrapalhar a vida da criança. Se ela deixa de sair de casa porque sabe que precisará interagir com outras pessoas, fique alerta e busque ajuda. Com certeza, um médico será capaz de afirmar se a timidez se tornou um problema e indicar o melhor caminho.

Como ajudar

Como falamos, aos pais cabe a tarefa de respeitar o espaço dos filhos e de fazer com que se sintam seguros.

O ideal é não reprovar, criticar ou castigar a criança por causa desse comportamento, lembre-se que são traços de personalidade.

É importante, também, evitar comparações com outras crianças, para que não se sintam diminuídas ou acuadas.

Incentive, mas não insista, e tenha em mente que o pequeno vai se soltar quando se sentir preparado para isso.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *