O desfralde é um momento muito esperado, mas geralmente com dúvidas e inseguranças. Qual a idade certa? Por onde começar? Como fazer?
Claro, não existe nenhum manual. E, como sabemos bem, cada criança é uma e reage de maneira diferente. Mas algumas dicas podem te ajudar nessa fase.
Antes de qualquer coisa, como tudo no universo infantil, o desfralde exige paciência. Vai ter muito xixi na cama até que o processo seja concluído.
Desfralde: por onde começo?
Não existe uma idade certa para o desfralde, mas é interessante iniciar o processo entre os dois e três anos da criança. Acontece que nessa fase os pequenos já começam a adquirir controle sobre os esfíncteres, que são as estruturas do corpo responsáveis por controlar a eliminação de xixi e cocô, e verbalizar quando sentem vontade de ir ao banheiro.
Para saber se o seu filho está preparado, fique atenta aos sinais de comportamento dele:
- Ficar incomodado com a fralda suja;
- Avisar quando vai fazer xixi ou cocô;
- Afastar-se quando precisa evacuar;
- Demonstrar que não está muito confortável com a fralda.
Todos esses sinais indicam que o pequeno está preparado para começar a usar o banheiro.
É sempre importante conversar de maneira lúdica, apresentar o banheiro de maneira leve. Então vale contar histórias, inventar músicas e fazer teatro com brinquedos.
Em geral, começar com o peniquinho é mais fácil e confortável para as crianças, mas também existe a opção do redutor de assento. Avalie em qual o seu filho vai se adaptar melhor.
Desfralde diurno e noturno
O desfralde diurno costuma ser mais fácil e mais rápido, já que exige menos das crianças. Já o desfralde noturno, como acontece em um período que a criança está dormindo e não tem muito controle, leva um tempo maior.
Aqui você pode fazer em etapas diferentes: primeiro a diurna e depois a noturna. Se achar que é melhor para a criança, tire a fralda do dia ao perceber que entre as trocas ela permanece enxuta. Quando o desfralde diurno estiver concluído, sem escapes, e a fralda da noite passar a amanhecer seca, você pode iniciar o desfralde noturno.
Sempre leve a criança para fazer xixi antes de ir para a cama e evite líquidos uma hora antes de dormir, isso vai tornar o processo mais fácil.
Reforço positivo
Escapes são absolutamente naturais e vão acontecer. Por isso nunca repreenda a criança: diga sempre que isso acontece e que está tudo bem. Reforce que juntos vocês vão conseguir.
Dessa maneira, cada vez que o seu filho usar o banheiro, dê os parabéns a ele. Comemore com ele essa conquista. Mostre que você sente orgulho de seu filho e reconhece o seu esforço.