5 passos para largar da mamadeira e chupeta

Mamadeira e chupeta são as companheiras das crianças. Além do fator físico, passa a existir uma dependência emocional.

Mas em algum momento os pequenos precisam abrir mão da chupeta e da mamadeira. A dúvida é: como fazer?

É comum tirar os bicos entre um ano e meio e três anos, mas é claro que cada criança tem o seu tempo e respeitá-lo é essencial para que o processo não seja sofrido.

Mamadeira e chupeta

Tanto a mamadeira quanto a chupeta trazem conforto para as crianças. Aquele leitinho morno entregue na cama, logo pela manhã, em uma mamadeira, é um hábito que tanto para os pais quanto para as crianças é difícil de largar.

Esse ato de abandonar os bicos representa crescimento. É a evolução de seu filho, que deixa de ser um bebê. E, mesmo que de maneira inconsciente, algumas vezes resistimos a aceitar isso.

Para as crianças é ainda mais difícil: a mamadeira remete ao seio materno, acolhe, alimenta e acalma. E a chupeta sempre esteve presente para acalmar. Então como largar isso, que para eles parece tão bom?

5 passos para largar da mamadeira e chupeta:

Para que o processo seja o mais tranquilo possível, você pode seguir algumas dicas:

1- Conversa

É muito importante conversar com a criança e explicar sobre essa fase. Faça um combinado: ela pode usar a chupeta para dormir, por exemplo, mas não durante o dia. A mamadeira é permitida quando acorda, mas não em outros momentos.

Combine como você achar que é mais confortável para o seu filho. Explique o porquê dele não precisar mais da mamadeira e da chupeta.

2- Falar sem chupeta

Sempre que o seu filho for falar e estiver com a chupeta na boca, diga que dessa maneira você não consegue entender o que ele fala, incentivando-o a não usá-la.

3- Não esconda

Não jogue a mamadeira e a chupeta no lixo e nem as esconda de seu filho. Alguns pais fazem isso na esperança de que a criança se esqueça delas, mas com certeza só vai tornar o processo mais traumático.

É importante que a criança participe e vivencie a experiência.

4- Diversão

Torne o momento divertido. Deixe que o seu filho escolha um copo de transição do personagem favorito dele, por exemplo.

5- Não volte atrás

Em momento de choro e manha, a tentação dos pais em ceder novamente o uso da chupeta e da mamadeira é grande. Mas uma vez retiradas, não volte atrás. Explique, relembre o processo, diga que ele está crescendo e que vocês vão resolver juntos.

Lembre-se sempre de conversar com o pediatra de seu filho sobre esse processo, com certeza ele terá ótimos conselhos que vão ajudar vocês nessa fase.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *