Seu filho range os dentes?

Cerca de 19% das crianças rangem os dentes enquanto dormem. Mas por que isso acontece? Geralmente as crianças muito ansiosas, tensas, irritadas e também as que sofrem de rinite e asma, são as que mais apresentam casos de bruxismo. O ranger de dentes é uma maneira de extravasar o nervosismo e de compensar a obstrução das vias aéreas.

Consequências de ranger os dentes

Desgaste dos dentes

A criança que range os dentes costuma ter o esmalte dos dentes desgastado. Isso acontece por causa da força usada para apertar um dente contra o outro. Dessa maneira algumas crianças colocam tanta força que chegam até a lascar alguns dentes.

Dores ao ranger de dentes:

  • Dores musculares: causadas pelo esforço de contração constante da musculatura da face.
  • Dores de cabeça: causadas pela estrutura do crânio e das mandíbulas por estarem diretamente ligadas com a mastigação.

Zumbido no ouvido

Igualmente isso acontece como forma de igualar a pressão na cabeça causada pela rigidez dos músculos.

Problemas na articulação

A articulação temporomandibular fica sobrecarregada, o que pode gerar deslocamento da mandíbula, estalos e dores, por exemplo.

O que fazer?

Normalmente os pais descobrem que o filho range os dentes por causa do barulho que fazem ao dormir. Mas só o dentista odontopediatra, após alguns exames, pode fornecer o diagnóstico conclusivo.

Se você notou que o seu filho range os dentes, converse com o pediatra e o dentista dele. Eles vão fazer um trabalho em conjunto e direcionar a melhor forma de tratamento, para que o pequeno pare de sofrer com isso.

Em casa, você pode tentar algumas mudanças:

Diminua estímulos luminosos

Eles atrapalham o ciclo do sono. Um ambiente tranquilo ajuda a não desencadear os gatilhos do bruxismo.

De olho na agenda

Veja se o seu filho não está sobrecarregado, se não tem muitas atividades durante o dia que o deixem tenso.

Converse

Como o fator emocional está diretamente ligado com a reação física de ranger os dentes, tentar conversar com a criança e descobrir se algo a incomoda pode ajudar nessa fase.

Geralmente o tratamento do bruxismo é simples. São feitas restaurações nos dentes, quando necessárias, e o uso de placas dentárias que evitam o atrito dos dentes. Mas lembre-se: o tratamento correto e preciso só pode ser indicado por um profissional de saúde especializado.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *