8 brincadeiras educativas para ensinar seus filhos

A brincadeira é parte importante da infância. Além da diversão, existe o aprendizado que as elas trazem. Atividades educativas ajudam no desenvolvimento de maneira lúdica e leve.

Separamos 8 brincadeiras educativas diferentes, para você se divertir com o seu filho.

Brincadeiras educativas

Nada como juntar aprendizado e diversão. Afinal, quando nos divertimos, tudo flui com mais facilidade.

1 – Carta sem selo

Para ser feita com a família toda ou com os amigos das crianças. Funciona assim: uma criança será o carteiro e irá dizer: “Trouxe uma carta!”, os outros perguntam “Para quem?” e ao invés de dizer o nome da pessoa para quem é a carta, ela deve descrever essa pessoa para que as outras adivinhem quem é.

Essa brincadeira desenvolve a capacidade de observação, ensina a importância da atenção aos detalhes e ajuda na articulação da fala.

2- Jogo da velha

Clássico entre os passatempos, o jogo da velha não precisa de muita coisa para acontecer: só papel e caneta. Depois de desenhar no papel um # bem grande, cada participante escolhe se quer ser O ou X. O objetivo é fazer uma sequência de três com o símbolo escolhido para vencer.

Aqui é estimulado o raciocínio lógico, além da atenção.

3- Blocos de construção

Por oferecer um infinito de possibilidades, você pode propor desafios nessa brincadeira. Por exemplo: hoje vamos construir um prédio. Ou, hoje vamos construir uma cidade. Para as crianças menores, pode propor juntar formas e cores iguais.

Dessa maneira, além de ajudar no desenvolvimento motor, aqui a criança aprende sobre cores, formas e estratégias.

4- Labirinto de corda

A ideia aqui é fazer um labirinto com corda e transportar um objeto de um lado para o outro do labirinto, até que encontre a saída.

Esse é um grande estímulo para a coordenação motora e a percepção espacial.

5- Cama de gato

Outra brincadeira tradicional que passa de geração a geração. Funciona assim: um barbante é trançado entre os dedos das duas mãos, alternando figuras. O outro participante precisa tirar a cama de gato e formar uma figura diferente.

Ajuda a desenvolver a capacidade estratégica, a coordenação motora e a observação.

6- Casa de ratinho

Em uma folha de papel são feitos vários pontinhos, os participantes precisam ligar os pontos com um traço para formar uma casa. Cada participante tem direito a um traço por vez e quem fizer o último fechará a casinha, colocando nela a sua inicial. Vence quem conseguir ter o maior número de casas.

Aqui também se desenvolve a estratégia e a observação.

7- Balão fujão

Uma bexiga e uma folha de papel. É disso que você precisa para essa brincadeira. Com um ponto de partida e um de chegada, a criança precisa abanar a bexiga até que ela cruze a chegada. Quem fizer o percurso primeiro, ganha.

Uma ótima pedida para desenvolver a coordenação motora e a estratégia.

8- Quem sou eu?

Cada um escolhe um personagem, escreve em um papel e gruda na testa do outro participante, sem que ele veja. Para adivinhar qual personagem ele é, a criança pode fazer algumas perguntas, mas as outras só podem responder sim ou não. Ganha quem acertar primeiro qual é o personagem.

A brincadeira ajuda a desenvolver a capacidade de observação e ensina a importância de ouvir.

Agora é só escolher a brincadeira e partir para a diversão!

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *