Brincar com outras crianças é importante! Saiba o porquê!

Criança quer brincar. Seja sozinha, com os pais, com adultos ou com outras crianças. Para elas, o que importa é brincar. E isso é saudável e muito importante para elas.

Brincar com outras crianças é essencial para o desenvolvimento infantil. É assim que elas aprendem a ouvir, a considerar pontos de vista diferentes, a concordar, a discordar, a resolver conflitos, respeitar o outro e seu espaço.

Brincar, interagir, conviver com outras crianças prepara os pequenos para muito do que irão viver futuramente.

Brincar é importante

É durante a infância que se aprende muito do que será levado ao longo da vida. Interagir com outras crianças proporciona uma série de experiências únicas:

Lidar com emoções

Quando brincam com outras crianças, os pequenos precisam lidar com suas emoções, convivendo com alegrias, frustrações e entendendo como administrar tudo isso.

Exercer liderança

Tomar a frente da brincadeira e liderar seus amiguinhos. Dessa maneira saberão como é ter senso de justiça e decidir o que é melhor para todos os envolvidos naquele momento.

Ser liderado

Os pequenos precisam ter a experiência de outras crianças no comando. Acostumados ao mundo onde os adultos fazem sempre o que eles querem, é importante que saibam que existe o momento de ser o líder e o momento de ser liderado.

Construir vínculos

Ao interagir com outras crianças, elas criam vínculos, amizades e constroem laços que podem levar para o resto da vida.

Respeitar regras

Toda brincadeira tem suas regras e, para que tudo corra bem e permaneça em harmonia, as crianças precisam respeitá-las.

Respeitar diferenças

Cada criança é e age de uma maneira singular, e vai ser por intermédio da convivência e da brincadeira que ela aprenderá a respeitar as diferenças.

Habilidade de comunicação

Para que as crianças sejam entendidas por outras, elas precisam desenvolver a habilidade de comunicação. Diferente do que acontece quando interagem com adultos, onde elas precisam aprender a verbalizar, a se comunicar e ampliar gradativamente a sua forma de expressão.

Portanto, é quando as crianças brincam com outras da mesma idade, que elas conseguem desenvolver todos esses aprendizados e vivenciar essas experiências que serão essenciais para o seu convívio social.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *