Como estabelecer uma rotina saudável para as crianças durante as férias?

As aulas acabaram e chegaram as tão sonhadas férias! Sem aulas, a rotina muda completamente. Mas é importante manter uma rotina saudável para as crianças durante as férias. Tanto para os pequenos porque a rotina é essencial, quanto para os pais que precisam da rotina para não enlouquecer.

Rotina saudável nas férias

Como tempo de férias é para relaxar, nada precisa ser tão rígido quanto em período de aulas. Mas também não podemos abrir mão: é preciso existir o equilíbrio.

Apesar de mais flexíveis, alguns hábitos precisam ser mantidos para que a criança tenha estabilidade como:

– Sono

A qualidade do sono é importante para toda família. Para as crianças, é essencial dormir, pelo menos, 8 horas por noite. Dormir pouco afeta a produção de diversos hormônios, como o cortisol, que é o do estresse e o hormônio do crescimento.

Mantenha um horário flexível para as crianças dormirem. Por ser período de férias, elas podem ir para cama um pouco mais tarde, mas faça um combinado: se no período de aulas elas dormem normalmente às 20h, por exemplo, durante as férias podem ir para a cama às 21h30. Algumas crianças tiram a famosa soneca após o almoço, e esse horário também deve ser respeitado.

– Alimentação

Manter horários de refeições de três em três horas e uma alimentação saudável é importante para os pequenos e mantê-los bem hidratados também. Os doces também podem fazer parte do cardápio de férias, mas de maneira consciente.

Não deixe que pulem refeições. Na alimentação, a questão do sono é importante também, já que dormir e acordar tarde faz com que as pessoas pulem o café da manhã.

– Telas

Smartphone, tablet e TV até que são bons passatempos, mas as crianças tendem a querer passar cada vez mais tempo em frente a elas, principalmente nas férias. Estabeleça um período para que as crianças possam usá-las, mas o importante mesmo é que os pequenos façam outras atividades, curtam passeios e brinquem ao ar livre.

– Brinque

Nas férias escolares reserve um tempo de seu dia para brincar com o seu filho. Mesmo que você chegue cansada do trabalho, é muito importante para ele que vocês brinquem juntos.

– De volta às aulas

Uma semana antes da volta às aulas, retome a rotina: horário de dormir, alimentação e atividades extracurriculares. Dessa maneira, a criança consegue se acostumar com a rotina do período de aulas e não ficará tão cansada na primeira semana.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *