Seu filho tem medo de dormir sozinho? Entenda para tentar resolver o problema!

O medo de dormir sozinho começa, normalmente, entre dois e três anos. Mas devemos lembrar que o medo é um sentimento humano, faz parte do processo de aprendizagem e contribui para o desenvolvimento da criança.

Quando chega a hora de dormir o medo vem por dois motivos:

1 – A criança fica sozinha e separada dos pais, por isso se sente desprotegida.

2 – As luzes se apagam e tudo que era visível agora é apenas palpável, deixando à sua imaginação fluir, e isso faz com que ela fique assustada.

Medo de dormir sozinho: como resolver?

Aprender a lidar com o medo é essencial para o desenvolvimento humano e é necessário que você ensine o seu filho para, assim, torná-lo um adulto confiante.

Você também não deve desmerecer o medo que ele sente ou supervalorizá-lo. Separamos algumas dicas que podem ajudar durante essa fase:

– Tranquilize a criança

Converse com o seu filho e entenda a origem do medo. Desmistifique os medos reais que, por vezes, vem do desconhecido. Durante o dia, faça pesquisas sobre o tema, explique, dedique um tempo para tranquilizá-lo sobre o assunto.

– Use a criatividade

Sabendo do medo da criança, use técnicas adaptadas para cada idade. Nesse momento, abuse da criatividade e crie ações para combater os medos imaginários. Por exemplo, ter um animalzinho de estimação que será o guardião da casa pode funcionar como apoio.

– Nunca desvalorize

Os pais são o porto seguro dos filhos. Desvalorizar seus medos pode criar problemas futuros, como a falta de confiança nos pais, deixando de dialogar assuntos importantes. Além disso, as inseguranças podem se tornar ansiedade.

– Crie mecanismos de defesa

Compartilhe com o seu filho momentos de sua infância em que você enfrentou algum medo. Deixe claro que coragem não é ausência de medo e sim a forma de enfrentá-lo.

– Luz acesa

Inicialmente, para dar autonomia e sentimento de controle, deixe luzes de presença acesas. A ideia é que, com o tempo, ele se familiarize e não precise mais delas.

Medos fazem parte da vida e precisamos saber lidar com eles. Mas se perceber que a insegurança de seu filho o prejudica ou o afeta demais, procure um especialista para auxiliá-lo nessa fase.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *