Quando é a hora certa de seu filho abandonar o berço?

Os pais ficam com dúvida sobre qual o melhor momento do filho abandonar o berço. Apesar da comodidade que ele traz, chega um momento que deixa de ser seguro.

Quando o seu filho mostrar inquietação para dormir no local e conseguir escalar a barra das grades, é o momento de tirá-lo do berço.

Não existe uma idade certa para fazer a transição do berço para a cama. Isso depende da criança e dos pais se sentirem seguros. Mas quanto mais velha, mais difícil se torna esse processo.

É importante observar o seu desenvolvimento, porque normalmente a criança que está adquirindo autonomia como atitudes de comer sozinha ou no processo de tirar as fraldas, provavelmente já consegue abandonar o berço.

Transição do berço para a cama

Essa fase pode ser um momento especial para a criança, porque é mais uma conquista e parte fundamental no processo de autonomia.

Veja como você pode agir para auxiliar a criança nesse momento de transição do berço para a cama:

1- Se houver resistência

Se a criança não se sentir à vontade de realizar a mudança mas houve a necessidade por segurança, você pode optar por:

– Torná-la parte do processo: peça ajuda para arrumar a cama nova, por exemplo. Faça a criança se interessar pela novidade, que é a troca do berço pela cama.

– Explique os benefícios da mudança: diálogo é sempre importante. Nesse caso, enfatize o desafio para tirar a insegurança do pequeno.

– Bichinho de estimação: escolha uma pelúcia para acompanhar as noites de sono de seu pequeno. Isso pode ajudar no processo de mudança.

2- Escolha o móvel ideal

A idade e a autonomia que a criança já desenvolveu, serão responsáveis pela escolha do melhor móvel para ela dormir. Você pode optar por uma cama de solteiro tradicional, talvez no início seja relevante colocar um colchão no chão ou até uma cama mais baixa.

3- Prepare o ambiente

Deixe o ambiente acolhedor e aconchegante para o seu filho se sentir bem. Além disso, nos primeiros dias, prepare o local para evitar quedas – ou minimizá-las. Use uma grade de proteção, travesseiros no chão ou ainda deixar um dos lados da cama encostado na parede.

O hábito de contar histórias antes de dormir também contribui para a familiarização do novo ambiente.

Participe de mais essa conquista de seu filho e mostre o seu apoio de maneira com que ele se sinta seguro e confiante.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *