Educando crianças confiantes

Criança confiante é sinônimo de criança feliz! Afinal, quanto mais seguras elas estiverem e mais confiantes forem, maiores são as chances de sucesso em suas tentativas e mais tranquilo será lidar com frustrações.

Claro existe a linha tênue entre educar uma criança para ser confiante e mimá-la, portanto, é preciso dosar.

Crianças confiantes

Incentivar uma criança a ser confiante começa cedo: no engatinhar, nos primeiros passos, nos primeiros desenhos ou ao assumir qualquer risco em tentar algo novo, cabe aos pais a tarefa de incentivar e não demonstrar medo dos possíveis resultados.

Para ajudar o filho a trilhar esse caminho, os pais podem contribuir com algumas atitudes:

– Deixe tentar

É natural que o instinto de proteção fale mais alto e os pais tentem proteger os filhos de tudo. Mas as crianças precisam tentar. Precisam aprender com os erros e ver que você sempre será um ponto de apoio quando elas necessitarem.

Incentive a tentativa. Não fale: “não faça, você não vai conseguir” e evite tomar a frente de situações que a criança tem alguma dificuldade. Por exemplo: seu filho demora muito para amarrar os sapatos, então, você amarra para ele. Deixe que ele faça no tempo dele e, se pedir a sua ajuda, fale para tentarem juntos uma vez e depois ele poderá amarrar sozinho.

– Elogie

Aqui é necessária aquela dose de cautela para não deixar a criança mimada. É importante ressaltar as conquistas, mas tenha o cuidado de não exaltá-la demais. Quando o pequeno fizer um desenho, por exemplo, você pode falar sobre como é interessante o uso de determinada cor e perguntar o que ele pensou para construir aquilo, ao invés de dizer que todos os desenhos são incríveis.

– Inclua

A criança precisa sentir que faz parte e que a opinião dela é relevante. Se ela surge com um problema, você pode perguntar: “e como você acha que podemos resolver isso?”, ao invés de apenas apresentar uma solução pronta.

– Acolha

Erros, fracassos, frustrações, tudo isso faz parte da vida e é absolutamente natural. Nesses momentos, acolha o seu filho, mostre a parte positiva de cada situação. Se faça presente e deixe claro que sempre estará ali quando ele precisar.

Para os pais, algumas vezes, é difícil passar essa segurança para os filhos já que está diretamente ligada à liberdade, pelo fato de permitir que eles cresçam e encontrem seus próprios caminhos. Bem, cabe lembrar que isso quer dizer que fazemos bem o nosso trabalho e que vamos ver os nossos filhos confiantes e cada vez mais felizes.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *