5 motivos para você escutar o seu filho

Falta de tempo, falta de paciência, acreditar que naquele momento é o melhor caminho: esses são alguns dos motivos para os pais não escutarem os filhos.

Imagine-se em um mundo onde você não pudesse opinar e o que você fala não é ouvido. Difícil de imaginar, não é? Mas é assim que as crianças se sentem quando você não escuta o que elas têm a dizer.

Quando você ignora o que o seu filho está dizendo, você corre o risco de criar um adulto que acredita que o seu ponto de vista não é importante, mais do que isso, você mostra que a opinião dele não é relevante.

Motivos para escutar

Para escutar é preciso paciência, consciência e tempo, uma tarefa bem complicada nos tempos atuais. Mas é muito importante e necessário.

1 – Respeito

Quando a criança é ouvida, você está demonstrando respeito pelo que ela sente e dando a ela a liberdade de sentir. Por menores que sejam, as crianças têm sentimentos, vontades e querem e precisam expressar isso tudo.

2 – Troca

Você fala, a criança escuta. A criança fala, você escuta. Assim como no mundo dos adultos, a convivência com a criança deve ser baseada na troca. O que ela tem a dizer é importante, portanto o que você tem a dizer também é.

3 – Autoestima

Quando você ouve o seu filho, você demonstra que a opinião dele é importante. Que ele tem voz ativa, pode e deve falar sobre o que sente, o que deseja, o que incomoda e o que alegra. O ato de ouvir com certeza vai ajudar a construir a autoestima de seu filho.

4 – Ensinamento

Ouvir também é ensinar a ouvir. Crianças aprendem muito observando o comportamento dos adultos. Então a tendência é que eles aprendam também a escutar o que os outros têm a falar.

5 – Confiança

A liberdade de falar e de ser ouvido criam laços e geram confiança. A criança consegue enxergar que poderá falar sobre qualquer assunto, e que sempre terá espaço para isso.

Permita que a criança se expresse. Deixe que ela fale sem interromper, mostre que você se importa, que você a escuta, que você valoriza a opinião e os sentimentos dela. Construa essa relação de confiança por intermédio do diálogo: vai ser incrível para você e para o seu filho.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *