Vergonha: como criar crianças desinibidas

Situações e pessoas novas podem gerar uma condição de desconforto inicial para algumas crianças, a chamada vergonha. Muitas vezes a timidez é apenas um traço de personalidade e que não afeta em nada a vida das crianças. Já em outras, isso começa a se tornar um problema: pode afetar a convivência com os amigos e até o desenvolvimento escolar. Então como criar crianças desinibidas?

O primeiro passo é controlar a superproteção. Quando a criança é tímida, a tendência é que os pais a superprotejam, mas isso acaba por fazer com que ela fique mais inibida e, além de perder a capacidade de lidar com frustrações, faz com que se isole cada vez mais.

Outro erro comum dos pais é exigir muito da criança e repreendê-la com muita rigidez, isso só vai deixá-la mais retraída.

Criando crianças desinibidas

É na primeira infância que a criança começa a conquistar a sua autonomia. Portanto, um pouco de timidez é até esperado.

Para ajudar nessa fase, os pais podem contribuir com algumas atitudes:

Encoraje

Em festas, parques, clubes ou qualquer outra oportunidade onde existam crianças da mesma idade, incentive o convívio e a interação. Algumas crianças ficam bem grudadas aos pais nesses momentos, mostre a elas toda a parte divertida daquela convivência.

– Curiosidade

Criança curiosa tende a explorar mais, com o objetivo de descobrir. Antes de ir a algum lugar, como festa, por exemplo, fale sobre o que terá de interessante por lá e pergunte do que ela gostaria de brincar ao chegar no local.

– Reforço positivo

Quando o seu filho consegue interagir, sempre o elogie e o incentive a continuar. Caso ele não consiga ou fique com medo, não o critique. Converse, tente entender e mostre a ele as pequenas conquistas que teve naquele dia.

– Ajuda aos outros

Ajudar é uma tarefa que envolve segurança e sentimento de satisfação. Ao incentivar o seu filho a ajudar outras pessoas, ele se sentirá valorizado, útil e menos inibido.

É muito importante não forçar a criança e respeitar o tempo dela. Mas se notar que essa timidez é uma característica que perdura e que a prejudica em alguns aspectos, talvez seja necessário intervir e procurar ajuda profissional.

Converse com o pediatra de seu filho, com certeza ele vai ajudar da melhor maneira.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *