Por que é importante contar histórias?

Sabemos a importância da história na vida das crianças: é um universo mágico, onde a imaginação pode viajar, algumas curiosidades são resolvidas e outras tantas são despertadas.

Contar histórias vai além da diversão, é um momento de conexão dos pais com os filhos que ajuda no desenvolvimento das crianças em diversos aspectos.

 

Por que contar histórias?

Os adultos devem adequar às histórias, tanto o conteúdo quanto a entonação, a capacidade da criança e a sua faixa etária. Conforme as crianças crescem, elas tendem a querer participar mais e é importante deixar que elas também tenham voz.

– Desenvolver a linguagem

Por volta dos três anos o vocabulário das crianças é maior e elas começam a construir frases. Contar histórias contribui para o desenvolvimento desse vocabulário.

Se você contar uma história para o seu filho, pelo menos, duas vezes por semana, até os cinco anos ele irá conhecer cerca de 500 contos. Imagine, então, o que isso agregará a ele.

– Resolver problemas

Ao ouvir histórias as crianças se sentem parte daquele universo e tendem a querer apresentar soluções para os problemas ali apresentados. Elas começam a entender o que podem ou não ser resolvido. Isso ajuda a desenvolver a capacidade de raciocínio dos pequenos.

– Espírito crítico

Diversas perguntas surgem quando as crianças escutam histórias, isso é natural e muito saudável. Essa indagação nada mais é do que o espírito crítico que começa a aparecer, que faz com que elas pensem e até questionem sobre o que lhes foi contado.

– Funções cognitivas

Raciocínio lógico, noção temporal, comparação entre uma história que foi lida e as figuras que estão no livro: tudo isso é estimulado.

– Moral da história

A maioria das histórias conta com um enredo onde uma lição é ensinada, isso ajuda a passar noções de ética e cidadania para os pequenos.

As crianças costumam adorar histórias, mas, ao mesmo tempo, não conseguem prestar atenção na mesma coisa durante muito tempo. Por isso, é importante que você desperte nelas esse interesse.

Você pode, por exemplo, dar entonações diferentes para a mesma história, fazer vozes para os personagens e deixar que a criança participe quando ela quiser.

Além de todo aprendizado por meio do lúdico, o momento de contar história é um tempo que você tem para ficar só com o seu filho e, assim, desfrutar um da companhia do outro.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *