4 maneiras de trabalhar a coordenação motora da criança

É na primeira infância que começamos a trabalhar a coordenação motora das crianças. Isso porque é nessa fase que elas começam a aprender a engatinhar, andar, correr, pular, desenhar, colorir entre outras atividades que são praticadas durante toda a vida do ser humano.

Essa etapa do desenvolvimento infantil é muito importante e acontece de forma natural na medida em que o bebê vai crescendo. Mas são necessários estímulos para que a criança consiga aprender de maneira satisfatória. Por isso o esforço conjunto entre os pais e a escolinha.

Coordenação motora

A coordenação motora é a capacidade que temos de realizar algum movimento sincronizando o cérebro, os músculos e a articulação. Ou seja, participam desse processo os sistemas sensorial, muscular e esquelético.

Ela se divide em duas categorias:

– Coordenação motora grossa: está relacionada às atividades com movimentos e músculos maiores. Exemplo: engatinhar, andar, correr, pular, subir e descer.

– Coordenação motora fina: está relacionada com as atividades mais específicas, que requer movimentos mais delicados dos músculos de nosso corpo. Exemplo: escrever, desenhar, colorir, recortar, encaixar, montar, desmontar, abotoar e digitar.

Portanto, sabendo das diferenças, vamos citar quatro atividades para trabalhar a coordenação motora das crianças:

1. Brincadeiras ao ar livre

As brincadeiras ao ar livre são essenciais para o desenvolvimento infantil. Por meio delas, a criança aprende a socializar, respeitar as diferenças, realizar atividades em equipe, sobre perder e ganhar e ainda estimula a coordenação motora grossa.

Afinal, brincadeiras como amarelinha, pique-esconde, cabra-cega, dança da cadeira, pular corda, jogar bola, entre outras, são fundamentais para o aprendizado. Incentive o seu filho a participar dessas atividades com muita diversão.

2. Blocos

Blocos são ótimos estímulos e a parte boa é que trabalham as duas categorias de coordenação motora, a fina e a grossa. Além disso, podem ser utilizados com os bebês, ensinando noções básicas além das habilidades motoras.

3. Utilizando o lúdico

É fato que as crianças são criativas e a imaginação flui conforme é estimulada. Uma boa forma de trabalhar a coordenação motora fina é utilizando materiais lúdicos e criativos, como preencher pontilhado, fazer desenhos livres, colorir, pintar, recortar e colar, fazer dobraduras entre outras atividades que serão mais trabalhadas na fase escolar, mas que os pais podem ir estimulando em casa também.

4. Atividades com as mãos

Quando bebê, os pais podem incentivar a criança com ações simples, como dar tchau, engatinhar, comer sozinho, pegar objetos e colocar dentro de recipientes entre outras brincadeiras. Então, essas atividades ajudam a criar vínculos e contribuem para o desenvolvimento da coordenação motora.

A música e seus instrumentos também são grandes aliados não apenas para a parte motora, mas em diversos aspectos sociais e expressivos. Introduza a musicalização na educação de seu filho.

Os pais têm papel importante no dia a dia das crianças, para proporcionar ambiente e momentos direcionados para atividades em que o pequeno aprenderá algo.

Dessa forma, no decorrer do crescimento, quando iniciar a fase escolar, o aprendizado aumenta devido às atividades que são preparadas na sala de aula e que devem ser reforçadas dentro de casa.

Em síntese, a coordenação motora é algo essencial para a vida das pessoas e, se trabalhada adequadamente na infância, vai proporcionar qualidade de vida para o seu filho na vida adulta.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *