É possível criar senso de responsabilidade nas crianças?

A preocupação dos pais em relação à educação dos filhos é constante, e uma das perguntas que pode surgir é: como criar senso de responsabilidade no pequeno?

Responsabilidade vai além de cumprir tarefas básicas em casa, como guardar os brinquedos. Esse valor contribui para o posicionamento de uma pessoa enquanto indivíduo na sociedade. Um adulto responsável não será beneficiado apenas no trabalho, cumprindo horários e prazos. Responsabilidade tem a ver com entender o bem comum como algo mais importante do que o individual.

Sendo assim, como é possível enraizar um valor tão importante quanto esse durante a infância? Vamos conversar sobre isso?!

Senso de responsabilidade

É na infância que ensinamos valores essenciais para a vida, como a responsabilidade. Mas é claro que o seu filho pequeno não vai entender a relevância dessa palavra tão grande. Então, é por meio das regras da casa, do lúdico e das brincadeiras que você vai moldá-lo de maneira positiva, para contribuir com a formação da personalidade dele.

Dê tarefas conforme a idade e o nível de habilidade da criança. Atividades simples, como colocar a roupa usada no cesto, o prato sujo na pia e jogar lixo no lixo são fáceis e essenciais para o ensinamento.

Para isso, você vai orientá-lo da maneira que a atividade deve ser feita, mas precisa dar autonomia para que ele faça do jeito dele. Comece pedindo “ajuda”, mesmo que o trabalho demore mais. Assim, além de passar mais tempo com o seu filho, você vai inserindo responsabilidades de maneira sutil no dia a dia da criança.

Para te auxiliar, separamos algumas dicas práticas que podem contribuir com o ensinamento:

– Atividades extracurriculares

Curso de dança, canto, instrumentos, lutas e idiomas proporcionam aprendizados diversos relacionados à socialização das crianças, autoestima, disciplina e responsabilidade.

Ele terá prazos de entrega, horários para cumprir, compromissos com os colegas,  vinculados a uma atividade que não é obrigatória, visto que ele já realizaria algo parecido no período escolar.

Para isso, seu filho precisa gostar do curso escolhido. Então pesquise bastante e leve-o junto para que ele também possa participar da decisão.

– Crie hábitos

Criar o hábito do horário das refeições, dos estudos, bem como a hora do banho e da brincadeira proporciona uma relação familiar harmoniosa e uma segurança para a criança.

Com a rotina os pequenos terão organização durante o dia e é claro, aprenderão sobre responsabilidades.

– Mostre as consequências

Depois da diversão é necessário guardar os brinquedos porque eles podem quebrar, perder peças e deixam a casa bagunçada. Depois do banho, precisa colocar a roupa no cesto para lavar, pois assim vai poder utilizá-la em outro momento. A toalha não pode ficar jogada na cama depois do uso, senão o lençol vai ficar úmido e com cheiro ruim. Esses são alguns exemplos das consequências. Por isso a criança precisa estar ciente sobre o impacto que tem na vida dela e das pessoas que a cercam caso ela não coloque o prato sujo na pia ou não realize a atividade que foi solicitada.

Portanto ensinar sobre responsabilidade é uma tarefa diária que é construída com pequenas ações e muito exemplo. Além de exigir a colaboração de seu filho, mostre a ele como todas essas coisas devem ser feitas. Com essa postura, você prepará-lo para o futuro e para a boa convivência em sociedade.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *