O período de volta às aulas está chegando e, depois das férias, é importante reorganizar as coisas e retomar a rotina, para que o momento não se torne um desconforto para a criança e para você também, é claro!
Já falamos aqui sobre como estabelecer uma rotina saudável durante as férias e agora vamos trocar figurinhas para a volta às aulas e toda a correria que ela proporciona.
Volta às aulas
Voltar às aulas pode não ser algo fácil por diversos motivos: a criança já se estabeleceu na rotina de férias e passa mais tempo com os pais e em casa, por exemplo.
Por isso, separamos 5 dicas para ajudar os pais nesse retorno e facilitar os processos:
1- Voltando à rotina
Para não ter nenhum choque, o melhor é voltar à rotina aos poucos. Uma semana antes, leve o seu filho para a cama mais cedo, de preferência no horário tradicional em que costuma colocá-lo para dormir em época de aula, e acordem mais cedo também. Com isso vocês vão acostumando o organismo para esse novo ciclo.
2- Materiais escolares
Para dar mais ânimo ao pequeno voltar às aulas, converse com ele para saber como será o material escolar do ano. Ele pode até escolher o personagem da capa dos cadernos e da mochila, por exemplo.
Além disso, na hora de organizar o material, peça ajuda a ele, orientando-o de como guardar os objetos e cuidar dos itens no dia a dia.
3- Diálogo
O diálogo é sempre importante nas relações, principalmente entre pais e filhos. Tem um dos textos aqui no blog que mostramos 5 motivos para você escutar seu filho e isso é realmente relevante.
Converse com a criança de maneira sempre positiva sobre a importância dos estudos. No momento de escolher os materiais, fale também sobre a importância de dividir com os coleguinhas os seus lápis de cor, por exemplo.
Próximo da data de retorno às aulas lembre o seu filho de que vocês ficarão longe um do outro, mas que é por pouco tempo, enfatizando de como ele vai se divertir na escola.
De modo geral, converse sobre todos os medos que ele tem e o deixe confortável para iniciar a jornada escolar com empolgação.
4- Tempo ao tempo
Em um momento de mudança é normal que as coisas saiam do controle. Atrasos, choros, birras ou outras situações inusitadas que podem acontecer nos primeiros dias.
Antes de mais nada, calma! Entenda que o seu filho precisa de um tempo para se acostumar à nova rotina.
De preferência, faça cronogramas para a semana, com as atividades que serão executadas e seus horários. Mas, se algo sair do ritmo, não se desespere! Evite brigar, gritar ou dar palmadas por algo fora do controle.
Mas se já tiver passado um tempo e você perceber que ainda está tendo dificuldades específicas para que o seu filho vá à escola, converse e tente entender o motivo da resistência. Isso pode ser sinal de bullying.
5- Planeje as atividades
Essa dica é para você! Crie um cronograma com as ações que serão realizadas nos próximos dias, para se programar e não ser pega de surpresa.
Procure se planejar para comprar os materiais, para acordar as crianças mais cedo em uma semana antes e até o cardápio para os primeiros dias de aula. Assim você estará segura e com os afazeres organizados para retomar a rotina.
Volta às aulas é um momento cheio de emoções: ansiedade, medo, empolgação e muito mais. Por isso, o planejamento e o diálogo podem ser grandes aliados nesse momento.
Sendo assim, como a escola pode ter uma conotação negativa devido à pressão e a um possível bullying, tente deixar o clima mais ameno e agradável possível. Certifique-se de falar de maneira entusiástica sobre o aprendizado e a importância dos estudos para o seu filho, garantindo que ele se sinta bem e fique mais tranquilo para voltar às aulas.