Conciliando carreira e maternidade

Nos últimos seis anos quase dois milhões de mulheres entraram no mercado de trabalho como mostra a reportagem neste link. Sabemos que a participação feminina tem aumentado apesar das diferenças e dificuldades, e para quem é mãe ainda existe a tarefa de conciliar carreira e maternidade.

Sabemos na prática que isso é possível! Mas muitas vezes as mães sofrem uma carga mental exaustiva por ter que pensar em toda a dinâmica e rotina da casa e ainda executar a maioria das atividades. E isso é prejudicial à saúde, causando danos psicológicos e até rompendo laços familiares. 

Essa pressão vem porque a sociedade em geral tem como modelo a maternidade antiga, onde a mulher era responsável pela casa e pelos filhos e o marido que geria as contas e despesas da família. Hoje, mesmo sob o novo cenário onde mães trabalham fora, elas têm a mesma rotina de tarefas dentro de casa, que na maioria das vezes o parceiro não colabora – pois ainda tem em mente aquela estrutura familiar antiga. 

Mas separamos algumas dicas especiais que te ajudarão a conciliar carreira e maternidade.

Carreira e maternidade

A primeira dificuldade para as mães de primeira viagem ainda não é sobre a carga mental. Deixar o filho de quatro a seis meses e voltar ao ambiente de trabalho é um dos principais desafios. Além disso, tem a pressão de ser vista com outros olhos no ambiente profissional por ter um filho.

Sabendo dessas dificuldades, escolhemos algumas dicas que ajudarão você nesse processo, com organização e planejamento, para que tudo dê certo.

– Organize a sua agenda

Pode parecer clichê, mas a dica está aqui justamente para reforçar a importância do planejamento em sua vida.

Se o seu tempo já era valioso, depois da maternidade ele triplicou. Isso porque você quer (e precisa) de tempo para o bebê, o companheiro, a vida pessoal e o trabalho. E a organização entra para auxiliar a demanda de tempo e esforço na medida certa para cada coisa que desejar.

Por exemplo: vai levar o bebê no pediatra, e por isso você precisa chegar mais tarde ao trabalho? Com uma agenda organizada você saberá se tem algo muito importante para o mesmo dia. Então poderá reagendar o compromisso ou ficar tranquila por não ter nada urgente para aquele horário.

Com um cronograma, as atividades do dia são planejadas e isso facilita muito. Você também deve estabelecer metas claras e alcançáveis para cumprir durante a semana.

– Apoio é fundamental

O seu parceiro deve estar tão envolvido quanto você! Com exceção da amamentação, o pai do bebê pode e deve participar das atividades tanto da casa quanto das necessidades da criança. Lembre-se que o seu parceiro não precisa fazer exatamente como você faz ou como a sua mãe ensinou. Cada pessoa tem a sua maneira de conduzir as atividades.

E não tenha medo de pedir ajuda! Recorrer aos avós do bebê, uma pessoa próxima ou até um profissional pode ser necessário. Temos um artigo aqui que mostra dicas para escolher a escola do seu filho.

O apoio na maternidade é fundamental em qualquer aspecto, principalmente com o primeiro filho, onde todas as coisas ainda são novas e podem gerar insegurança.

– Se empodere

Participe de fóruns, comunidades e atividades voltadas para mães com o objetivo de entender que você não está sozinha. Nesses espaços é permitido compartilhar suas dores, experiências e contar com pessoas que estão passando por momentos parecidos com o seu. É muito relevante!

Saiba de seu propósito e de seus objetivos e foque neles. Você é livre para escolher, mesmo quando acharem o contrário.

A maternidade é um mundo cheio de descobertas e de trocas. Permita-se viver seus momentos e receber ajuda. O diálogo com o seu parceiro também é fundamental para estabelecer funções, para que os compromissos fluam com tranquilidade para ambos.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *