O relacionamento depois da maternidade

Quando o primeiro filho nasce, surgem milhares de dúvidas e incertezas. Mesmo que você pesquise e se programe, na prática a história é outra, inclusive entre o casal. Então como fica o relacionamento depois da maternidade?

É fato que muitas coisas vão mudar com a chegada do pequeno, mas o diálogo é sempre a peça-chave para garantir a boa convivência.

O apoio do parceiro durante a gestação, o parto e puerpério também norteará o rumo da relação.

Então, o que podemos fazer para garantir a saúde emocional no relacionamento depois da maternidade?

Relacionamento x Maternidade

Normalmente a mulher quando se torna mãe volta sua atenção para o pós-parto e os cuidados com o bebê. Por isso, se o parceiro não compreender esse momento e não participar ativamente dele, o relacionamento poderá ficar abalado, pois a atenção para o casal acaba ficando em segundo plano, já que a criança precisa de cuidados imediatos.

 Já fizemos um texto aqui no blog falando das 5 coisas que pais de primeira viagem precisam saber, e agora vamos listar algumas dicas para contribuir com o seu relacionamento.

– Diálogo

O diálogo é fundamental em qualquer circunstância e na maternidade não seria diferente. No período gestacional é importante que o casal planeje atividades relacionadas ao novo estágio da vida e converse com o obstetra também.

Mesmo que você ache que o assunto é algo simples e pode resolver sozinha, inclua o companheiro. Isso porque é relevante que ele saiba de suas escolhas, caso precise agir sem você por perto.

Por exemplo, a decisão de como será o parto é da mãe, mas o pai da criança precisa estar ciente, para dar apoio e entender o que fazer diante da situação.

– Mãe solo

A “mãe solo”, aquela que cria o filho sozinha (ou praticamente sozinha), se possível também deve dialogar com o pai do bebê, principalmente para definir questões de guarda, visitas ou quais serão as atribuições de cada um, por exemplo.

– Empatia

É importante ter empatia nesse momento. Da mesma forma que a sua vida mudou completamente, a de seu parceiro também mudou. Então é por isso que vocês vão precisar se falar sempre.

– Pós-parto

O momento pós-parto é bem sensível, pois os hormônios estão se restabelecendo e o cenário é propício para a depressão se não for tratado com cuidado e atenção. Por isso, o seu parceiro também precisa entender de maternidade.

– Autoestima

No decorrer dos dias o seu parceiro vai ter voltado ao trabalho e você ficará com a função de cuidar do bebê em tempo integral nos próximos quatro a seis meses. É lógico que isso é um momento incrível e não queremos que acabe nunca, mas não deixa de ser cansativo.

Você vai ter dificuldades para tomar banho ou ir ao banheiro, olheiras pelo cansaço e poucas horas dormidas, e a insatisfação com o corpo que ainda pode não ter voltado ao normal.

Você não está sozinha, mas a sua autoestima poderá estar fragilizada e isso impacta diretamente na relação cotidiana de vocês dois, porque surge a insegurança, a ansiedade e a cobrança.

– Fóruns

Nesse momento é válido participar de fóruns ou comunidades on-line direcionadas para as mães. Como falamos no artigo Conciliando Carreira e Maternidade, você poderá trocar informações com pessoas que estão vivendo algo semelhante. Assista também vídeos relacionados ao tema e vai entender que tudo isso é normal. Cada um tem o seu tempo e você é uma mãe linda, mesmo que não tenha penteado o seu cabelo hoje.

– Parceria

A maternidade não precisa ser encarada sozinha! Mesmo que existam funções específicas das mães, como amamentar, os pais devem estar presentes e ativos na participação da criação e cuidados da criança.

É por meio da parceria que vocês estabeleceram que o respeito, a colaboração e a divisão de tarefas devem integrar o relacionamento.

Saber que o pai, mesmo depois de um dia de trabalho fora, precisa ficar com a criança para que a mãe possa fazer outras coisas e até mesmo para estabelecer uma relação com o filho são fundamentais no dia a dia.

Ainda vivemos em uma estrutura que enxerga a maternidade atual como na época de nossos avós e isso dificulta as divisões das tarefas de casa. Mas você pode mudar esse cenário, envolvendo o seu parceiro na rotina de cuidados com o bebê e compartilhando conhecimento por meio de livros, vídeos e consultas com o pediatra.

– Encontre seu jeito

Mesmo sendo um momento muito delicado para o casal porque muda a rotina e a vida em geral, com diálogo e companheirismo vocês vão encontrar um jeito único de fazer tudo dar certo e ainda sentirem orgulho da família que se tornaram. Lembre-se que cada pessoa tem um jeito e que cada casal tem a sua estrutura. Um dos passos relevantes para a saúde mental é não se comparar com os outros.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *