Cuidado com a exposição excessiva dos filhos nas redes sociais

A era digital trouxe muita facilidade no compartilhamento de conteúdo instantâneo e com isso a exposição excessiva dos filhos nas redes sociais.

Sharenting – junção de share, que significa compartilhar, e parenting – termo ligado à função de pai ou mãe – é o nome dado a esse compartilhamento excessivo de fotos e relatos sobre os filhos nas redes sociais.

É normal se empolgar com cada pequeno avanço do bebê, tirar várias fotos e querer mostrar aos amigos as peripécias que a criança fez no decorrer do dia. Não queremos dizer que você não pode compartilhar esses momentos, mas trouxemos algumas reflexões sobre essa exposição excessiva, para que avalie os riscos existentes.

Exposição excessiva dos filhos nas redes sociais

O bebê engatinhou? Tem o vídeo ao vivo no Instagram. Ele começou a balbuciar? Tem o seu relato contando cada detalhe do acontecido com um textão no Facebook. Ele fez bagunça enquanto comia e lá se foi mais um clique.

Mães são orgulhosas de seus filhos e isso é fato! A questão é: até que ponto devo compartilhar nas redes sociais a vida do bebê e como isso vai impactar a vida da criança hoje e no futuro?

Portanto, antes de postar a foto nova do pequeno avalie as seguintes questões:

– Constrangimento

Sabemos que as redes sociais dão vozes a anônimos e, dependendo do que é postado, você pode virar o assunto mais comentado e compartilhado ou até o ser novo “meme do momento”.

A princípio seu filho fez algo muito engraçado ou até mesmo constrangedor e você quer compartilhar com os amigos? É relevante que você avalie se, quando maior, ele vai se envergonhar do acontecido ou, ainda, que esse conteúdo pode viralizar e gerar traumas na criança.

Pense sempre no futuro. Mesmo que conteúdos digitais possam ser efêmeros, existem coisas que realmente impactam e ficam na história.

Portanto, tenha empatia e se coloque no lugar de seu filho: você se sentiria confortável com essa situação?

– Perigo

As redes sociais têm sido utilizadas como ferramentas para o contexto negativo por meio de pessoas com más intenções.

De antemão, compartilhar informações como a localização da escolinha, foto da criança usando o uniforme, ou mostrar hábitos da rotina dela, como uma aula extracurricular, são informações valiosas para sequestradores ou assaltantes entrarem em ação.

Da mesma forma, colocar fotos da criança sem roupa, durante o banho ou até mostrando partes íntimas, infelizmente, é o combustível para pedófilos, considerado como crime de ciberpedofilia quando realizados por meio do digital.

Assim também, além de evitar a exposição da criança com essas informações acima, você pode restringir os acessos à sua rede apenas para seus amigos – retirar do modo público. Uma outra dica é desativar o compartilhamento da localização atual.

– Menos telas

Já falamos aqui sobre a importância da criança socializar com menos telas e mais brinquedos e listamos o que o uso de aparelhos eletrônicos pode fazer com crianças na primeira infância.

Não é saudável para o desenvolvimento infantil que o pequeno passe muitas horas na frente das telas, incluindo smartphones. A socialização é muito importante para que a criança aprenda lições valiosas para a vida. Por isso a brincadeira é ideal.

Se desde pequeno ele percebe a sua conexão constante com o celular, com certeza o seu pequeno vai ter vontade de também usar sempre o dispositivo, porque para ele você é o exemplo. Isso não é proibido, claro! Mas não deixe que se torne parte da rotina da criança, impossibilitando a convivência interpessoal no dia a dia.

Para garantir conteúdos saudáveis para você e a sua família não exponha o seu filho excessivamente nas redes sociais e avalie os prós e contras de realizar algum compartilhamento na rede.

Portanto, Desfrute do universo digital com responsabilidade, prezando pela segurança e autoimagem. A empatia é uma ótima aliada para saber o que deve ou não ser mostrado aos amigos.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *