Gestão de tempo na maternidade

Com a chegada do bebê, você percebe que não consegue realizar todas as atividades que desejaria no mesmo dia. Para evitar a frustração você pode realizar a sua rotina baseada em gestão de tempo na maternidade.

Pode parecer meio fantasioso que todos os seus problemas serão resolvidos com esse planejamento, mas você vai perceber como pequenas metas podem proporcionar uma satisfação de dever cumprido. 

Maternidade x Tempo

Desde o momento em que você descobre a gravidez é uma correria para conciliar trabalho, casa, exames, cursos e leituras sobre o tema, chá de fraldas e a compra de roupas e móveis para o bebê.

Com a chegada do pequeno, mesmo com o melhor planejamento do mundo, você vai perceber que precisaria de dois dias em um só. Isso porque são muitas atividades sendo ministradas junto com a função primordial que é o cuidado e atenção com o bebê.

Então como promover uma gestão de tempo saudável na maternidade?

– Foque em seus objetivos principais

Pode ser por meio de uma lista fixada na geladeira, na agenda de mesa ou na do celular com um despertador, mas a ideia aqui é saber exatamente o que você não pode deixar de fazer durante o seu dia. Utilize a forma mais prática que você considera para se lembrar de tarefas.

Por exemplo, é dia de mercado e não pode adiar. Então reorganize os demais objetivos para depois que concluir o principal.

Listando até três atividades primordiais por dia, por exemplo, você vai conseguir colocar em ordem as ideias e os horários, para realizar cada uma sem estresse. Isso tudo deve ser feito respeitando o seu tempo e as necessidades do bebê.

Leia também o artigo de como conciliar a vida pessoal com a maternidade

– Delegue

Nós gostamos e podemos resolver todas as coisas. Mas para garantir a sua saúde mental e diminuir o cansaço e sobrecarga, delegue!

O apoio de seu companheiro é fundamental e, colocando em prática a dica anterior, vocês podem decidir juntos, o que cada um pode fazer para resolver as principais atividades do dia.

Conte com o apoio de amigos e familiares também. O importante é não ter vergonha e não se sentir péssima só porque precisa de ajuda. A maternidade fica mais fácil no coletivo.

Assim também você também vai gostar do artigo que falamos sobre conciliar carreira e maternidade.

– Programe-se

Fazer um cardápio para a semana pode ser bem prático na hora de ir ao mercado e no decorrer dos dias. Se possível, não deixe que algumas tarefas fiquem acumuladas. Você pode fazer um pouco de cada vez e se programando como na primeira dica.

Atividades na semana, como médico e berçário do bebê, por exemplo, devem ser pensadas com antecedência. Materiais que serão utilizados, roupa, kit da criança (como fraldas, roupa extra, bolacha para emergência, etc.) podem ser separados um dia antes para facilitar.

– Releve

Pode não acontecer nada do que você planejou em determinados dias. Momentos em que o bebê fica doente, imprevistos, desânimo e cansaço podem atrapalhar todo o seu planejamento. Mas leve um dia de cada vez. Não se cobre excessivamente e não se ache menos por não ter conseguido naquele dia. Está tudo bem! No dia seguinte é mais uma oportunidade para você fazer dar certo.

Esse é um bom momento para contar com o apoio emocional do parceiro. Temos um artigo sobre o relacionamento depois da maternidade que você pode ler junto com ele.

Portanto, entenda que a maternidade é um aprendizado constante e que não se tem fórmula mágica para nada. Vai ser no dia a dia com os erros e acertos, apoio do parceiro e das pessoas próximas que você vai entender qual o melhor caminho, para você trilhar na criação de seu filho.

Dessa forma sempre terá algo que ainda deverá ser feito e você só precisa encontrar a melhor maneira possível de conciliar tudo de uma forma saudável para todos.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *