4 brincadeiras criativas para o Carnaval

Aproveitando o clima festivo que todo início de ano proporciona, separamos quatro brincadeiras criativas para curtir o Carnaval com os pequenos.

As atividades destinadas ao Carnaval contribuem significativamente com o desenvolvimento das crianças. Isso porque trabalha a coordenação motora, o vínculo nas relações de amizade, além de proporcionar muita diversão.

Brincadeiras criativas para o Carnaval:

As brincadeiras de Carnaval para as crianças estão relacionadas aos bailes, normalmente matinais, que acontecem na escola, no condomínio, no clube ou algum grupo de atividade extracurricular, por exemplo.

Você também pode realizar um baile com os amiguinhos de seu filho, tornando algo mais pessoal e intimista. Confira as brincadeiras criativas que você poderá realizar neste ano:

1- Baile de máscaras

O baile é uma festa dançante e pode ter vários temas. Mas o baile de máscaras começa antes da festa em si, porque o legal é fazer com que a criança crie a sua própria máscara.

Você pode pegar moldes disponíveis em sites de pesquisa como o Google, por exemplo, e disponibilizar para que a criança enfeite a sua máscara da maneira que preferir.

Isso contribui para a criatividade e o desenvolvimento da coordenação motora da criança, pois ela vai ser estimulada a recortar, colorir, pintar e colar.

Depois de confeccionar as máscaras, vale colocar músicas divertidas e liberar um espaço para que as crianças se divirtam bastante.

2- Fantasias de Carnaval

Mais uma opção para o baile de Carnaval seria a fantasia. Você pode alugar ou ainda confeccionar junto com o seu filho uma fantasia divertida e prática. Neste artigo aqui, nós mostramos algumas fantasias fáceis de fazer em casa.

Pensar na fantasia que vai usar estimula a imaginação e proporciona um faz de conta muito legal, porque por um momento a criança pode ser aquele determinado personagem.

Você pode sugerir que tenha um concurso de fantasias, para avaliar a mais criativa ou divertida, por exemplo.

3- Banda

É possível confeccionar instrumentos para montar a bandinha de Carnaval, como chocalho com garrafa pet e pedrinhas dentro ou tambores feitos com latas e bexigas.

Dá para fazer alguns instrumentos com utensílios de casa, de forma fácil e divertida. As crianças também participam da montagem e depois vão se divertir tocando de forma conjunta, como se fossem uma banda.

Nós já falamos aqui no blog sobre a importância da música no desenvolvimento infantil e, do mesmo modo, leia também esse artigo.

4- Enfeites e acessórios

Assim como as máscaras, outra forma de reunir os pequenos e os adultos é criar enfeites para a decoração e acessórios para serem utilizados no baile.

Colar de pipocas ou de macarrões coloridos, balões com glitter, confetes e serpentinas são alguns exemplos. O importante é deixar a imaginação fluir e a alegria fazer parte do momento.

Em síntese, todas essas atividades têm o intuito de aproximar pais e filhos e reforçar os vínculos de amizade.

Essas atividades também são ótimas para ensinar sobre reuso de materiais e de como dividir com o coleguinha os seus materiais. Mas cuidado com o desperdício e a sujeira excessiva. A preservação do meio ambiente deve ser levada em conta em cada escolha de atividade. Um bom exemplo são gitters ecológicos que não degradam o solo. Reutilizar papéis também é uma boa opção.

Dessa forma, além de promover a diversão dos pequenos, você ensina sobre o uso consciente dos materiais. Isso é muito válido!

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *