A importância da dança no desenvolvimento infantil

A música por si só já proporciona diversos benefícios para a criança, como já mostramos aqui nesse artigo. Mas hoje vamos falar especialmente sobre a importância da dança para o desenvolvimento infantil.

A dança é uma ótima ferramenta para trabalhar a musculatura, a coordenação motora, flexibilidade e postura corporal. Além disso, a criança melhora a sua integração social e aprende a respeitar as diferenças.

A dança e o desenvolvimento infantil.

Por intermédio da dança a criança desenvolve questões comportamentais, físicas e trabalha a autoestima*.

Os benefícios são inúmeros e vamos citar alguns aqui.

– Disciplina

Para dançar, assim como no esporte, a criança precisa seguir regras básicas como cumprir horário, frequência e muito treinamento. Essas pequenas demandas vão desenvolver o senso de responsabilidade e disciplina de seu filho.

– Saúde

Movimentar o corpo é uma forma divertida de cuidar da saúde. Com a dança a criança fortalece a musculatura, trabalha postura, flexibilidade e também a coordenação motora. São vários os benefícios para a saúde que só esse tópico já seria o suficiente para colocar o seu filho na aula de dança.

– Criatividade e autoestima

Assim também, a criança é motivada a explorar a sua expressão corporal, utilizando-se de muita imaginação, o que instiga a criatividade.

Na aula de dança o ritmo próprio é valorizado, mesmo que ainda não tenha a técnica suficiente, e por isso a autoestima é aflorada. As apresentações também contribuem para desenvolver crianças desinibidas.

– Cultura

Do mesmo modo, a dança está totalmente relacionada com a cultura. Cada modalidade tem a sua história e as suas raízes. Aprender a valorizar as especificidades de povos e gerações contribui muito para o aprendizado da criança, além de ensinar sobre respeitar diferenças.

– Incentive

Os benefícios da dança para o desenvolvimento infantil são inúmeros e vocês podem definir juntos em qual estilo ele mais se identifica. Cada modalidade foca em aspectos comportamentais e culturais específicos. Para uma criança mais agitada, que está sempre em movimento, pode-se pensar no jazz, hip-hop ou sapateado, por exemplo. Claro que a criança também pode experimentar as diferentes opções e escolher a que mais gostar.

De antemão, para se sentir segura, você pode conhecer pessoalmente as academias e a metodologia utilizada para a turma infantil.

A escola e o profissional precisam estar preparados para receber crianças, pois se for utilizada a técnica incorreta poderá causar problemas futuros no desenvolvimento físico do pequeno. Portanto, certificando-se da qualidade do ensino o seu filho terá, com certeza, vários benefícios quando der início às aulas de dança.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *