Primeiros cuidados com o bebê

Os pais de primeira viagem ficam preocupados com a saúde e fragilidade do recém-nascido. Mas é absolutamente normal surgirem dúvidas sobre os primeiros cuidados com o bebê.

Mesmo que você tenha feito planos para o nascimento do bebê e imaginado como as coisas seriam, pode ser que não saiam totalmente de acordo com o que você pensou. Mas tudo bem!

Por isso, separamos algumas dicas para contribuir com a sua tranquilidade nos primeiros dias de vida do pequeno.

Primeiros cuidados com o bebê

Nos primeiros dias após o nascimento do bebê é normal ficar nervosa e ansiosa porque tudo é novo. Além disso, como falamos aqui no artigo sobre depressão pós-parto, existe a tristeza materna, que é ocasionada pela queda brusca de hormônios e também pela nova rotina da mamãe. Portanto, mesmo que haja planejamento, algumas coisas vão sair do controle.

Confira alguns dos primeiros cuidados básicos para o bebê.

1. Umbigo

O coto do umbigo, aquela sobra do cordão umbilical do recém-nascido, não dói. Ele não tem nervos e é um pedaço da pele da mãe. Portanto não precisa ficar com receio para realizar os cuidados na região.

Importante:

– Certifique-se de higienizar as mãos sempre antes de tocar na região do umbigo.

– Aproveite as trocas de fraudas para manter a região limpa e seca. Utilize gaze para secar o coto umbilical. A toalha convencional pode gerar muito atrito e causar irritação.

– Não utilize objetos em cima do umbigo, como moedas. Isso pode causar infecção.

2. Cólicas

 As cólicas são terríveis. Os pais também sofrem angustiados com a dor do bebê, mas existem algumas alternativas, como:

– Compressa quente na barriga do bebê.

– Massagens na barriga e movimentação das perninhas, como se estivesse andando de bicicleta, vão ajudar a eliminar os gases.

– Colocar o bebê deitado de bruços sobre a sua barriga ou peito ajuda muito, principalmente pelo seu cheiro e carinho. Faz com que a criança se sinta segura e protegida.

3. Alimentação

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) a melhor fonte de alimentação é o leite materno, pois possui tudo que um recém-nascido precisa.

Mas sabemos que algumas mães não podem amamentar os seus filhos, por diversos motivos. Sendo assim, é necessário consultar o pediatra e ver a indicação dele sobre o melhor leite de fórmula para o seu bebê.

4. Banho

Para ter segurança e não passar nenhum apuro, será necessário ter uma rotina para o momento do banho do bebê. Antes de tudo, separe todas as coisas necessárias como:

– Toalha;

– Fralda;

– Shampoo e sabonete;

– O kit da roupa completo, junto com as meias e sapatinhos;

– E os acessórios como pomada para assadura, por exemplo.

Depois de separar os itens indispensáveis, mas antes de tirar a roupa do bebê, prepare a banheira com água morna, na temperatura de 36oC.

Se o bebê tiver feito cocô limpe a região com algodão umedecido com água morna antes de colocá-lo na banheira.

Nas primeiras semanas apenas um banho por dia basta e escolha os horários mais quentes do dia, como perto da hora do almoço.

Concluindo, é importante manter a calma e seguir as orientações recebidas pelo pediatra ou em algum curso que tenha feito durante a gestação. Você vai se sair muito bem!

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *