Principais cuidados na recuperação da cesárea

A cesárea é uma cirurgia de médio porte e exige cuidados específicos como qualquer outro procedimento dessa natureza por, pelo menos, 15 dias do pós-parto.

O período de pós-parto é bem delicado, pois, como já falamos aqui, a inflamação pode acontecer tanto por falta de repouso quanto pela baixa imunidade. Portanto, para uma boa cicatrização, deve-se seguir uma alimentação adequada e manter um bom aporte nutricional e medicamentoso.

Por isso, separamos os principais cuidados na recuperação da cesárea, confira:

Principais cuidados na recuperação da cesárea

A recuperação da cesárea é semelhante a qualquer outra cirurgia abdominal com um pequeno detalhe: o cuidado com o bebê.

De antemão é importante lembrar que existem as alterações hormonais que deixam o momento um pouco mais delicado: falamos aqui no blog sobre depressão pós-parto e como acontece a tristeza no puerpério.

– Primeiros dias

Nos primeiros dias é de repouso absoluto! Além disso, evite pegar peso, dirigir, fazer movimentos bruscos e atividades físicas. Evite também alimentos fortes como carne de porco, pimenta e condimentos. Uma alimentação rica em fibras e a ingestão de muita água entre as refeições ajudarão a regularizar o funcionamento do intestino.

Assim também aproveite para descansar sempre que o seu bebê dormir. Isso vai contribuir com a sua imunidade e diminuir a fadiga e o estresse. Conte com o apoio do parceiro e dos familiares para isso.

– Desconforto abdominal

O acúmulo de gases e a prisão de ventre podem contribuir com o desconforto abdominal. Além de fazer caminhadas leves e deitar-se de lado, converse com o seu médico sobre o que pode fazer para aliviar esse incômodo.

– Cuidados com os pontos

Para evitar possíveis infecções, cuide com especial atenção da região dos pontos. Higienize as mãos antes e após a realização da limpeza local. Além disso, use produtos neutros. O seu médico vai te orientar sobre como o cuidado pode ser realizado.

Em suma, caso apareça algo estranho na região dos pontos como inchaço, vermelhidão, coceira, ou qualquer outra anormalidade, não hesite em procurar ajuda médica.

O pós-parto em si é um momento delicado e que merece atenção da mulher e das pessoas que a cercam. A cesárea requer cuidados que não são difíceis de cumprir e que vão proporcionar uma cicatrização ideal. Por isso, conte com o apoio das pessoas, compartilhe o que sente com o seu parceiro e com o seu médico.

Da mesma forma se perceber algo que parece estar fora do comum, procure um especialista e não demore para isso. Sua saúde precisa de atenção e muito cuidado nos primeiros dias.

Em suma, dedicar um tempo para cuidar de você é muito importante para a sua saúde física e mental. Temos um artigo sobre gestão de tempo na maternidade e que vai ser relevante para você nesse momento.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *