6 livros infantis: leitura obrigatória

A leitura é fundamental desde a primeira infância e os seus benefícios são mais amplos do que a alfabetização em si. Ler ou ouvir histórias, no caso dos pequeninos, ajudam a ampliar a visão de mundo da criança, onde ela aprende sobre outras culturas, costumes e demais riquezas.

Em síntese, a leitura ajuda na formação da criança e no papel dela na sociedade, proporcionando o conhecimento e aprendendo a lidar com as diferenças. Por outro lado sabemos que a leitura é um hábito que precisa ser cultivado desde pequeno no meio familiar.

Aqui no blog já mostramos algumas dicas para incentivar o seu filho a ler mais.

Importância da leitura

A leitura é sempre importante porque promove o desenvolvimento da inteligência e ajuda nas conexões neurológicas. Além de visão de mundo e cultura ela proporciona mais benefícios, como:

  • Estreitar vínculos dos pais com o pequeno;
  • Criar a rotina, por exemplo, de todas as noites antes de dormir ter o momento da história;
  • Aumentar o vocabulário;
  • Promover o desenvolvimento da fala e, dependendo da idade, da escrita também;
  • Desenvolver a concentração;
  • Instigar a criatividade;
  • Bem como proporcionar a imaginação e deixá-la fluir.

6 livros de leitura obrigatória para as crianças:

Os livros infantis contam mais do que histórias. Com eles vêm uma bagagem muito forte de lições de vida, cada um com a sua proposta. Sendo assim, pensando em temas que sejam relevantes para a criação de seus filhos, separamos seis livros que são obrigatórios para toda criança ler. São eles:

1- Eu posso… Pular!

Indicado a partir de 0 anos.

“Eu posso… Pular!” é um livro que possui um texto simples e ritmado, acessível ao bebê. Sua principal característica são as imagens em contraste, que facilitam que o bebê as visualize.

O conteúdo fala sobre tudo que há de bom na infância, como brincadeiras e atividades ao ar livre. Da mesma forma esses são estímulos importantes para desenvolver as habilidades cognitivas dos bebês!

2- O Fabuloso Livro dos Dedinhos

Indicado a partir de 0 anos.

O livro “O Fabuloso Livro dos Dedinhos” é 100% interativo e cheio de animais. Ele conta o que cada bichinho faz ao acordar, de forma rimada e ritmada!

Em suma o diferencial é que ao colocar os dedinhos nos furinhos das páginas, os bichinhos ganham movimento!

3- Tudo Bem Ser Diferente

Indicado a partir de 1 ano.

O livro “Tudo Bem Ser Diferente” tem uma mensagem importante sobre aceitação das diferenças. Do mais básico ao mais complexo, do estar banguela ao ser careca: tudo bem. Portanto uma ótima referência para diversidade, algo essencial para ensinar aos filhos desde pequeno.

4- O Monstro das Cores

Indicado para 4-5 anos.

No livro, o monstro das cores não sabe o que se passa com ele. Fez uma bagunça com suas emoções e agora precisa desembolar tudo. Será capaz de pôr em ordem a alegria, a tristeza, a raiva, o medo e a calma?

O livro foi escrito e ilustrado pela arte-terapeuta Anna Llenas. Portanto a história estimula as crianças a identificar as diferentes emoções que sentem, como alegria, tristeza, raiva, medo e calma, através de cores.

5- Menina Bonita do Laço de Fita

Indicado para crianças de 4 a 10 anos.

O livro “Menina Bonita do Laço de Fita” conta a história de um coelhinho bem branquinho que faz de tudo para ficar pretinho como aquela menina do laço de fita que ele acha linda. Um dia o coelho conhece uma coelha bem pretinha, por quem ele se apaixona. Eles têm vários filhotinhos, inclusive uma coelhinha pretinha!

Sendo assim o livro trabalha a diversidade racial e o contexto familiar.

6- O Menino que Tinha Medo de Errar

Indicado para crianças a partir dos 6 anos.

O livro conta a história de Pedro – um menino que vive preocupado, com medo de errar. Ele prefere ficar em casa, sozinho, sem brincar com os amigos na rua, pelo terrível medo que tem de errar nessas brincadeiras. Mas durante uma noite, ele sonha com uma fada que irá mudar a sua perspectiva diante do que assombra os seus dias.

Poderíamos continuar com esta lista porque os livros com mensagens impactantes para as crianças são diversos. Mas você também pode contribuir com este artigo, deixando nos comentários a sugestão dos livros que você já leu com o seu filho e que percebeu uma mensagem importante.

Em resumo, incentive a leitura de seu filho desde cedo. Proporcione ambiente e momento para a leitura acontecer. Quando ainda bebê, você pode ler para a criança, folheando o livro junto com ela ou também providenciar os livros de banho, para criar o hábito. E conforme for crescendo, isso vai fazer parte da rotina da criança.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *