Brincadeiras divertidas para fazer com as crianças na Páscoa

A Páscoa é um momento muito lúdico na vida da criança. Tem os Ovos de Páscoa, a magia do Coelho e nada melhor do que aproveitar essa data para promover diversão em família, não é mesmo?

As brincadeiras contribuem com o desenvolvimento da coordenação motora e da socialização e garantem o estreitamento dos laços afetivos familiares.

Portanto, vamos proporcionar brincadeiras divertidas para as crianças na Páscoa?

Brincadeiras divertidas para a Páscoa.

Além de fazer o Ovo de Páscoa junto com o pequeno, você pode propiciar momentos agradáveis para aproveitar o tempo com o seu filho. Inspire-se nas ideias de brincadeiras divertidas para a Páscoa:

1. Decore a casa

Você pode dar início aos preparativos decorando a casa no fim de semana anterior, para criar um clima durante a semana ou até decorar na véspera ou no próprio feriado, por exemplo.

Para essa atividade a criatividade vai contar pontos. Você pode imprimir alguns desenhos de coelhos, patinhas, orelhinhas ou ovos de páscoa, e pedir para a criança colorir. Com eles você pode fazer bandeiras e pendurar na sala de estar, no quarto da criança, no quintal ou na casa toda.

Ao mesmo tempo, aproveitando que a criança está com a mão na massa, você pode estimular o pequeno para que faça cartõezinhos para os amigos e familiares. Em suma, deixe que a imaginação da criança flua, apenas certifique-se de proporcionar um ambiente e condições para que ela cumpra a atividade.

2. Utilize os Ovos e o Coelho

Existem diversas brincadeiras que estão relacionadas com o coelho e com o ovo para essa época. Confira algumas:

– Caça aos ovinhos

Essa é uma das brincadeiras mais tradicionais da Páscoa. Você pode fazer com os ovinhos de chocolate, com alguns bombons ou até mesmo com ovos de galinha decorados (se for escolher essa opção, peça para a criança ajudar no processo de decoração do ovo). A ideia é esconder os ovinhos e dar pistas para a criança conseguir achar.

Você pode incluir também aqui, a brincadeira do quente e frio. Com um adulto por perto falando “Está quente! Está frio!”. Quanto mais perto a criança estiver da pista, mais quente estará. Quanto mais longe, mais frio estará.

– Coelhinho sai da toca

Para essa brincadeira precisa ter algumas crianças, pois é preciso formar trios, onde duas crianças de mão dadas formam um círculo (a toca), e a terceira faz o papel de coelhinho e fica no centro da toca. Fica um coelhinho no meio dos círculos sem toca, e ele vai gritar “coelhinho sai da toca”. A partir daí, todos os coelhinhos saem de suas tocas para encontrarem outra. O coelhinho que ficar sem lugar vai ser o próximo a gritar “coelhinho sai da toca”.

– O salto do coelhinho

Demarcar duas linhas paralelas para que as crianças possam saltar de uma para a outra como se fossem coelhinhos. Conforme forem conseguindo executar a tarefa, você deve aumentar a distância entre uma linha e a outra.

– A careta da cenoura

Corte rodelas médias de cenouras e distribua para os participantes. Cada criança deve colocar a sua rodela no olho com a cabeça inclinada para trás. Ao sinal, os jogadores precisam levar as rodelas até a boca, mas sem usar as mãos!

– Quebra-ovos

Fure os ovos de galinha e faça um buraco suficiente para esvaziar cada ovo. Depois, é só lavar, colocar purpurina, confete ou glitter,e distribuir os ovos entre as crianças. A ideia é quebrar os ovos uns nos outros. Para essa brincadeira deve-se procurar um local amplo para que a criançada possa correr e se divertir com muita bagunça.

A Páscoa, assim como outras datas comemorativas importantes para a criançada, são ótimas desculpas para promover diversão e reunir a família e amigos. Resumindo, aproveite a data para curtir o seu filho e o momento junto com ele. Brinquem bastante e divirtam-se juntos. Feliz Páscoa!

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *