Alimentos prejudiciais para a saúde infantil

O desenvolvimento infantil está relacionado com os alimentos que a criança consome durante essa fase. Uma alimentação equilibrada auxilia no sistema cognitivo e contribui com a prevenção de diversas doenças.

Com o avanço da indústria alimentícia e a correria do dia a dia surgiram as facilidades na alimentação, como os processados. Não que seja o fim do mundo quando uma criança come alguma besteira, mas é preciso se atentar às refeições dela para garantir uma saúde de ferro.

Alimentação infantil

Até os seis meses o bebê necessita apenas do leite materno. A partir dessa data, começa a inserir alimentos em sua dieta e sabemos que uma alimentação balanceada é fundamental para garantir a saúde, o bem-estar do mesmo modo que o desenvolvimento da criança. Alimentos trazem nutrientes essenciais, como:

– Ácido fólico

Essencial para a formação das estruturas do sistema nervoso e contribui com as estruturas do corpo (DNA e RNA). Está presente em feijões, lentilhas, vegetais verde-escuros e ovos.

– Selênio

É importante para o desenvolvimento cognitivo e contribui com a memória. Encontrado na castanha-do-pará, peixe, carne bovina e ovos.

– Carboidratos

Principal fonte de energia para o cérebro. É encontrado em tubérculos, raízes, grãos e farinhas integrais.

A partir disso, quais são os alimentos prejudiciais para a saúde dos pequenos?

Alimentos prejudiciais para a saúde infantil:

Da mesma forma que para nós, adultos, a alimentação faz muita diferença no estilo de vida, não muda para a criança. Alimentos que, para nós, são prejudiciais seguem a mesma regra para elas.

Ou seja, conservantes, sódio, açúcar, gordura trans são muito prejudiciais para a saúde de seu filho e podem contribuir com diversas doenças, incluindo a obesidade.

– Salgadinho ou pipoca pronta

Excesso de gordura, corante e conservante. Prefira fazer a pipoca tradicional ou algum snack, como o de grão-de-bico, por exemplo.

– Refrigerantes e sucos de caixinha

Têm em sua composição muito açúcar. Engana-se quem pensa que o suco de caixinha é melhor do que o refrigerante. Alguns contêm maior teor de açúcar do que o refrigerante. Além disso, as quantidades de sódio, corante e aromatizante são absurdas. Dê preferência a sucos naturais.

– Bolachas recheadas

Contêm gorduras trans que estão associadas ao aumento do colesterol ruim.

– Bisnaguinhas

Na correria do dia a dia a bisnaga salva pela praticidade, mas ela não tem nenhuma fibra e normalmente é feita de farinha branca e açúcar. Evite dar esse alimento com frequência.

– Cereal

O único benefício está relacionado à energia, mas o cereal matinal contém muito açúcar. Você pode substituir a fonte de energia por um mingau ou pão integral, por exemplo.

– Empanado de frango

Uma mistura de diversos ingredientes, como pele, partes do frango, farinha e leite em pó. Mesmo que opte pela opção assado, não diminui o prejuízo na saúde.

Sabemos que uma alimentação equilibrada requer tempo e dedicação. Se a sua agenda é muito apertada, programe um cardápio para a semana toda. Isso vai te ajudar muito no planejamento e na execução, porque as idas ao mercado vão diminuir e serão mais objetivas, além de saber exatamente qual será a refeição para cada dia. Também é uma boa opção tirar um dia para preparar e congelar os alimentos, para facilitar durante a semana.

Em suma, tenha o hábito de ler o rótulo dos alimentos e se informar a respeito de cada novidade que aparecer no mercado alimentício. Mantenha o acompanhamento com o pediatra e esteja disposta a proporcionar uma alimentação balanceada para o seu filho, você e toda a sua família.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *