Pedofilia: como proteger as nossas crianças?

Pedofilia é um transtorno psicológico. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, 50% dos casos de abusos infantis não são praticados por pedófilos. Portanto, o correto é conceituar o crime como abuso sexual infantil, previsto no ECA e inafiançável.

O crime de abuso vai além do ato sexual em si. Vídeos e fotos relacionados à pornografia infantil igualmente são considerados crime.

Em 2016, 15.707 denúncias foram registradas no Disque Denúncia (Disque 100). Da mesma forma pelo SUS 13.000 vítimas de assédio foram atendidas no mesmo ano, sendo que 57% delas têm de 0 a 14 anos.

Pedofilia

O abuso sexual infantil, comumente chamado de pedofilia, é um dos grandes medos dos pais. Para proteger os seus filhos de abusadores e situações que ficarão marcadas para o resto da vida da criança, é preciso ter muita atenção.

O diálogo é a principal chave e, além dela, se atentar aos comentários da criança a respeito de algum adulto. Observar a forma de contato das pessoas próximas com o seu filho também é relevante. Infelizmente, muitas vezes, os abusadores estão mais próximos do que imaginamos.

Portanto, confira algumas dicas que vão contribuir com a proteção de seu filho e te deixar mais segura.

1. Ensine sobre as partes do corpo

De maneira lúdica, por meio de músicas ou brincadeiras, ensine os nomes das partes do corpo para a criança e mostre quais são as íntimas e que devem ser preservadas. Deixe claro que se alguém tentar fazer algo desconfortável ou estranho com ela, que você deve ser comunicada imediatamente.

2. Controle o uso da Internet

A Internet é um mundo completamente amplo e para os pedófilos é um parque de diversões, já que eles conseguem ter acesso a muito conteúdo que, para nós, são inofensivos.

Para criar conta nas redes sociais como YouTube, Facebook e Instagram a idade mínima permitida é de 13 anos. Essa regra existe justamente para proteger as nossas crianças.

Para garantir que o seu filho consuma conteúdo protegido de perigos existe o YouTube Kids, mas mesmo assim, você pode criar uma playlist específica com os conteúdos dos quais você já viu e sabe da procedência.

É muito importante, também, se atentar ao que os pais colocam nas redes a respeito do filho. Não postem fotos de partes íntimas ou com pouca roupa. Temos um artigo aqui no blog que fala sobre os perigos da exposição dos filhos nas redes.

3. Saiba ouvir

Proporcione um ambiente de confiança dentro de casa. Crie essa intimidade a ponto da criança se sentir segura de contar o que tem passado, como bullying ou assédio. Dê crédito ao que ela fala. Se a criança não se sente a vontade tendo que cumprimentar seus amigos ou parentes com beijos e abraços ou não gosta de colo, depois de grande, entenda essa privacidade e respeite. Não force uma relação e fique atenta caso a criança demonstre medo de alguém.

Além disso, se atente também a mudanças de comportamento. Ações como voltar a fazer xixi na cama, problemas na escolinha, brincadeiras agressivas ou sexualizadas. Isso não está diretamente relacionado ao abuso, mas pode ser um indício.

Deixe claro que ninguém pode fazer nada contra você. Isso assegura a criança a te contar a verdade, já que normalmente o abusador ameaça a vida dos pais da criança, além de reforçar que ninguém acreditará nela.

Denuncie

Se o seu filho relatar algo ou você descobrir que abusos estão acontecendo, denuncie imediatamente! Disque 100 ou procure uma delegacia mais próxima.

A denúncia garante que o criminoso não fique impune e que casos como esses parem de acontecer. Não se cale e seja forte!

Abuso sexual é um crime inafiançável, mas, mais do que isso, é uma ferida aberta na vida do pequeno para sempre. Além dessas atitudes dentro de casa, saiba o que tem sido ou pode ser feito na escola. Reuniões de pais, palestras e bate-papos sobre o assunto pedofilia são fundamentais. Exija que a escola esteja preparada para tratar do assunto.

Em síntese, acolha o seu filho e se muna de informações sobre o assunto, para saber lidar assim que souber de algo. Nunca se cale e mostre essa atitude ao pequeno, para que ele também nunca se sinta intimidado.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *