Brincadeiras que estimulam o bebê a engatinhar

A partir do sexto mês, aproximadamente, o bebê já consegue sentar sem apoio. Portanto, vamos conhecer algumas brincadeiras que estimulam o bebê a engatinhar.

É necessário que os pais proporcionem oportunidades para a criança ficar no chão de maneira confortável e estimulante. Macacão com joelheiras emborrachadas ajudam a não machucar, por exemplo. De antemão, não se apegue às roupas sujas. Deixe que ele descubra o mundo novo de se locomover sozinho com liberdade e criatividade.

Vamos conhecer algumas brincadeiras que estimulam o bebê a engatinhar e assim garantir que ele tenha um excelente desenvolvimento infantil.

O bebê vai engatinhar

O ato de engatinhar faz parte do desenvolvimento infantil porque ajuda a fortalecer os músculos, para que o bebê seja capaz de andar. Além disso, esse é o primeiro modo de locomoção por conta própria da criança, o que deixa tudo mais cheio de descobertas.

Portanto, proporcionar um local adequado e com condições confortáveis, contribui com o início do processo.

Primeiramente, veja o que pode ser feito para estimular o bebê a engatinhar:

– Espaço

Assim que perceber que o bebê consegue se sentar sozinho e que o corpo dele está mais durinho, comece a deixá-lo no chão. Para isso, prepare um ambiente agradável. Utilize tapetes de atividade infantil que, além de coloridos, proporcionam conforto, e a criança não vai ficar diretamente no chão frio.

Espalhe almofadas ao redor e fique junto no chão, para brincar e estimular o bebê a engatinhar, além de garantir a segurança da criança.

– Roupas

Calças e macacões compridos são as melhores opções para quando o bebê começa a engatinhar, justamente para não machucar os joelhos. Também temos as opções de joelheiras e roupas que já vêm com a parte de cada joelho emborrachada.

Brincadeiras que estimulam o bebê a engatinhar

As atividades lúdicas e os brinquedos contribuem muito em todas as fases do desenvolvimento infantil. Portanto, confira abaixo algumas brincadeiras para proporcionar ao pequeno nessa fase.

Obstáculos

Espalhe “obstáculos” pela casa, especificamente no lugar onde o bebê costuma engatinhar. A ideia é que ele vá até os objetos para desvendar o que é. Por isso ele vai engatinhando e se entretendo com os utensílios. Você pode empilhar copos de plástico, por exemplo, e esperar para ver qual vai ser a reação do bebê.

Túnel

Com três ou mais cadeiras enfileiradas, jogue um cobertor por cima, para tampar as laterais, deixando “aberto” apenas a entrada e saída do túnel. Coloque o bebê em uma das entradas e apareça do outro lado do túnel. A ideia é que o bebê engatinhe até você.

Objetos

Com a ajuda de uma fita crepe, pregue alguns objetos pelo caminho, como se fosse a trilha do Joãozinho e Maria, e deixe que o bebê siga as pistas.

Para contribuir com os ensinamentos dessa fase, deixe a imaginação fluir e participe ativamente das atividades com o seu filho. Proporcione espaço adequado e se empenhe em preparar atividades que vão instigar a curiosidade do pequeno.

Em síntese, tenha paciência para organizar tudo antes e depois das brincadeiras e para lavar as roupas sujas. Isso vai valer a pena porque o seu filho logo aprenderá a andar e você terá mais outra fase do desenvolvimento infantil para aproveitar. Lembre-se que tudo passa muito rápido e que essas fases contribuem para a coordenação motora da criança.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *