Fatores que influenciam no crescimento de seu filho

São diversos os fatores que influenciam no crescimento de seu filho. O mais relevante é a genética, porém existem outras questões que podem interferir nessa fase, como problemas cardíacos ou vasculares durante a gestação que prejudicam o crescimento, por exemplo.

O crescimento dos filhos é uma das preocupações dos pais em relação ao desenvolvimento da criança, mas fique tranquila porque o fato de seu filho ser alto ou baixo não necessariamente significa que exista algum problema de saúde com ele.

É certo que desde o ventre da mãe o crescimento do bebê deve ser monitorado por meio do ultrassom. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, depois do nascimento é necessário acompanhar a altura e peso até que complete 18 anos.

Fatores que influenciam no crescimento de seu filho.

Para que a criança consiga atingir o seu potencial de crescimento de forma satisfatória, alguns fatores estão diretamente relacionados, como:

– Sono adequado

O hormônio do crescimento (GH) é produzido e liberado no organismo durante o sono, principalmente ao longo da noite.

Além de prejudicar o crescimento, crianças que dormem pouco têm dificuldade em se concentrar, no aprendizado e de memória, além de apresentarem irritabilidade.

– Prática de exercícios físicos

As atividades físicas não aumentam ou diminuem a estatura, mas contribuem com a saúde dos ossos, além de evitar doenças como a obesidade infantil, por exemplo.

Essa atividade precisa ser adequada para a idade da criança e monitorada por profissionais qualificados.

Você pode conferir neste artigo quais são as atividades indicadas para crianças até cinco anos.

– Nutrição adequada

A alimentação está totalmente relacionada aos nutrientes essenciais que o nosso corpo precisa para se desenvolver. Portanto, manter uma alimentação balanceada desde a infância é importante para garantir a formação dos tecidos, cartilagens e ossos, por meio das proteínas, por exemplo. Além disso, evitar que a criança tenha anemia ou falta de ferro e aminoácidos é fundamental, para garantir um crescimento saudável.

Aproveite para ler este artigo que mostra os alimentos importantes para o desenvolvimento infantil.

Além disso, saúde mental, ausência de doenças crônicas entre outros fatores diversos contribuem com o crescimento infantil.

Mas apesar de toda influência externa, de acordo com a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) é o fator genético que tem o maior impacto, onde 80% da estatura do indivíduo é determinada pela altura dos pais. É claro que, se esse desenvolvimento não está adequado, precisa-se investigar as causas e proporcionar tratamentos específicos.

Portanto perceba sinais de alerta. Além do acompanhamento médico rotineiro, você pode observar em casa se em intervalos maiores a criança não perdeu calçados ou roupas, por exemplo.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *