5 motivos para colocar o seu bebê na natação

A natação pode ser a primeira atividade física de seu bebê, pois o ideal é começar antes de completar um ano de idade. Nessa fase os bebês ainda têm reflexo natatório debaixo d’água: eles fecham a boca, bloqueiam a respiração e mexem os braços e pernas.

Até os quatro anos a criança não vai aprender a nadar de verdade. O objetivo da atividade é desenvolver os sentidos e estimular a coordenação motora. Assim também o mais divertido é que as aulas de natação precisam da presença de um dos pais (ou dos dois). Isso com certeza estreita laços e contribui com o relacionamento afetivo.

5 motivos para colocar o seu bebê na natação

Os benefícios da natação são vários, pois é uma atividade que movimenta todo o corpo e é indicada para todas as idades por ser leve e não causar danos ao corpo.

Com a natação o bebê terá vários benefícios como:

  1. Desenvolvimento da coordenação motora.
  2. Diminui os problemas respiratórios.
  3. Melhora o apetite e a qualidade do sono.
  4. Contato mais seguro da criança com a água.
  5. Aumenta o vínculo entre pais e filho.

Além disso, a natação contribui para ativar a circulação sanguínea, melhorar a noção de tempo e espaço, e muito importante para a socialização dos pequenos. A atividade também encoraja as crianças a serem mais confiantes e a terem autonomia sobre seus corpos.

– Cuidados essenciais

É importante se atentar a algumas questões importantes antes de colocar o bebê na aula de natação.

  • O bebê precisa ter tomado as primeiras vacinas obrigatórias.
  • Confira a qualidade da água do local em que o bebê terá as aulas. Cloro em excesso, temperatura da água desajustada podem ser prejudiciais para a saúde da criança. Dê preferência para locais que utilizem tratamentos como sal ou ozônio, para evitar possíveis irritações na pele e mucosas.
  • Dependendo da condição do ouvido do bebê, use um protetor auricular.
  • Ter o devido cuidado de higiene com as roupas de banho do bebê.
  • A criança não pode ficar sozinha na piscina.
  • A piscina precisa ser adequada para a idade do bebê.

É importante que antes de dar início às aulas de natação você consulte o pediatra de seu filho. Isso vai garantir mais segurança e de fato contribuir com o desenvolvimento do bebê.

Em síntese, os bebês já nascem adaptados ao meio líquido por terem passado nove meses de vida dentro da barriga imergidos no líquido amniótico. Da mesma forma instintivamente eles já sabem realizar os movimentos e nada melhor do que aproveitar essa fase para incentivar a criança.

As vantagens da natação para o bebê são inúmeras, principalmente voltadas para a saúde, para o desenvolvimento social, cognitivo e motor, além de reforçar a segurança, já que eles terão menos chance de se afogar.

Pesquise um local que vai atender às exigências e que esteja preparado para receber crianças. Participe ativamente desse momento junto com o seu pequeno e sentirá os laços familiares se estreitarem ainda mais.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *