Cuidados com o ouvido do bebê

O ouvido é um órgão muito importante, porém delicado. A higiene no local precisa de cuidados específicos, pois dependendo da situação você pode prejudicar a audição do bebê.

A cera de ouvido, também conhecida como cerume, é uma substância natural do nosso corpo que serve para evitar que entre poeira, sujeira ou demais partículas no canal do ouvido.

Em alguns casos, a cera pode ser um problema, quando:

  • Diminuir a audição devido ao acúmulo;
  • Promover desconforto na região;
  • Provocar dor no ouvido;
  • Provocar coceira;
  • Provocar barulhos dentro do ouvido, como zumbidos.

Caso você perceba que o seu filho tenha algum desses sintomas, não tente tirar a cera do ouvido da criança. Isso porque se a limpeza for feita de maneira descuidada pode empurrar a cera mais para dentro da parte interna do ouvido ou até perfurar o tímpano. Portanto, procure o pediatra do pequeno e veja qual a melhor maneira de agir nesse caso.

Cuidados com o ouvido do bebê.

A parte interna do ouvido é autolimpante: ela expele a cera que não tem mais serventia, logo, não faça uso de cotonete porque ele vai empurrar a cera de volta, causando coceira e irritação. Portanto a limpeza do ouvido deve ocorrer apenas na parte externa com uma fralda, toalha ou algodão úmido. Se precisar, faça uso do cotonete apenas na parte externa.

E se o seu bebê tem chorado muito durante a noite, principalmente depois de colocar a cabeça no travesseiro, se houver mau cheiro na região do ouvido, irritabilidade, diminuição da audição ou febre, ele pode estar com inflamação chamada otite.

– Otite

Otite é uma inflamação na parte interna do ouvido, mais precisamente atrás do tímpano, que acontece muito na primeira infância. Essa é uma das infecções mais frequentes, pois cerca de 90% das crianças vão apresentar ao menos uma forma da doença até os cinco anos.

A otite pode ser causada por alguns motivos, como:

– Infecção:

Após uma infecção das vias aéreas do bebê que provoca congestionamento do nariz e, consequentemente, a parte nasal da faringe e o ouvido.

– Fatores externos:

Existem fatores externos que aumentam a predisposição do bebê de contrair otite, como:

  • Quadro alérgico;
  • Uso recorrente de antibióticos;
  • Refluxo;
  • Natação;
  • Entre outros.

Se não for tratada adequadamente, a otite pode desencadear a meningite, que é a inflamação da meninge.

– Forma de prevenir o surgimento da otite:

O leite materno ajuda na prevenção da otite, já que o alimento possui anticorpos poderosos. Para as crianças que praticam natação se atente à qualidade da água da escolinha e use touca e protetores auriculares para evitar a entrada de água.

Não use cotonete na parte interna do ouvido, pois você vai empurrar a cera de volta para dentro, o que pode causar entupimento devido ao acúmulo.

Em síntese, promova a limpeza externa do ouvido de seu bebê diariamente, evite a entrada de água e garanta que, depois do banho ou piscina, o ouvido esteja totalmente seco.

Em caso de dor, incômodo, diminuição da audição assim como mau cheiro na região procure imediatamente um médico especialista para examinar a região.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *