Cuidados com a cicatriz da cesárea

O processo de cicatrização da cesárea é muito simples, porém requer cuidado constante para não desenvolver uma infecção ou ter alguma complicação.

É normal e esperado que a cesárea deixe uma marca em nosso corpo para sempre, porém essa cicatriz pode ser amenizada com o tempo. Além disso, a fase de cicatrização faz parte do puerpério, um momento delicado que merece atenção e cuidados.

Cuidados com a cicatriz da cesárea.

A cesárea é uma cirurgia de médio porte e o Brasil é o segundo país que mais faz esse tipo de parto. Portanto, apesar da recuperação não ter nada de muito exigente, é importante ter alguns cuidados básicos para ter um repouso saudável e amenizar a cicatriz.

– O repouso

Mantenha repouso, pelo menos, por 15 dias, pois as primeiras semanas são essenciais para o processo de cicatrização da cesárea. Além disso, esse é o período em que o seu útero está voltando ao tamanho normal, portanto respeite o seu corpo.

– O corte

Cuide do corte, limpando a região com água e sabão neutro e secando bem depois da lavagem. Do mesmo modo, utilize gaze para secar a cicatriz e não faça movimentos bruscos.

Não precisa passar creme no local e evite esfoliantes e produtos com perfume. Mas o seu médico pode receitar alguma pomada, caso tenha tendência à queloide, por exemplo.

– Evite exposição ao sol

Nos próximos seis meses evite expor a cicatriz ao sol, para não manchar o local.

– Não tape a cicatriz

Tapar a cicatriz contribui para umedecer o local, o que é prejudicial, pois facilita a proliferação de bactérias, dificultando a cicatrização.

Mas se tiver que sair e a roupa causar desconforto, faça um curativo simples, usando gaze e esparadrapo hipoalergênico.

– Use roupas leves

De preferência use roupas leves e, se possível, de algodão. O objetivo é deixar o corpo respirar e dessa maneira contribuir com a cicatrização da cesárea. Roupas grossas impedem a transpiração do corpo e causam umidade no local.

É importante dar atenção para você nesse momento de pós-parto, pois como já falamos aqui, essa é uma fase em que os hormônios baixam drasticamente e que a sua rotina vira de cabeça para baixo. Além disso, tem a atenção voltada para o bebê e seus cuidados necessários. Esteja atenta aos sinais de seu corpo.

Resumindo, o processo de recuperação da cesárea é simples, mas exige dedicação. Evite alimentos gordurosos, pegar peso nos primeiros dias, roupas que friccionem no local, deixe a cicatriz respirar, lave e seque corretamente. Se perceber algo estranho no local, procure imediatamente um médico.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *